Naturalidade: Patos-PB
Nascimento: 22 de julho de 1979.
E-mail: murilosalm@hotmail.com
Endereço: Rua Benjamim Constante S/N, próximo ao Terreiro do Forró – Jardim Califórnia – Patos / PB. Fone: (83) 9 99540849
Formação artístico-educacional: Graduado em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP).
Atividade artístico-cultural: Artista plástico
Outras atividades profissionais: Redator e editor de jornalismo impresso. Foi diretor da produção gráfica de uma agência de publicidade e dedicou-se à pesquisa científica. Mas, logo abandonou essas atividades e hoje é dedicado exclusiva e integralmente às artes plásticas.
Artista premiado pelo Conselho Estadual de Cultura em 2010.
A sua relação com a pintura iniciou com a chegada da maioridade. Por volta dos 18 anos de idade, foi convidado para uma visita à casa de um artista plástico recém-chegado de Recife. Dentro do ateliê do artista Zé Carlos, na cidade de Patos, Murilo teve seu primeiro contato direto com uma pintura em tela. A partir deste dia até hoje Murilo dedica-se à pintura.
Longe dos grandes centros culturais, artísticos e suas, o artista dedicou-se as experiências com obras universais da pintura através dos livros. Essa experiência diária de anos de pesquisa o levou a elaborar a sua pesquisa científica (monografia) intitulada A Impressão da Pintura no Brasil: Jornalismo Cultural em Foco. Este trabalho teórico certifica e retrata críticas à maneira como a pintura se relaciona com o verbo e as palavras no jornalismo cultural impresso no Brasil.
Autodidata, Murilo é criador de mais de 100 pinturas mostradas em mais de 20 exposições entre individuais e coletivas. Expôs em importantes centros culturais do Estado, a exemplo da Estação Ciência, do Casarão dos Azulejos e do Hall de Exposições da Energisa, localizado na capital paraibana. Atualmente tem trabalhos expostos em Brasília-DF e em João Pessoa-PB.
Seus quadros são caracterizados principalmente pela ousadia no uso de materiais e na união entre a imagem e a palavra presente sobre as telas. A pintura de Murilo propõe uma obra cuja preocupação de conteúdo (temas), material utilizado e forma representada estão atualizadas com a grande produção contemporânea.
Fontes:
http://www.patosonline.com/post.php?codigo=44794