Localização: João Pessoa – PB
Inaugurado em: 24 de Abril de 2023
Endereço: Parque Solon de Lucena, Centro
O primeiro Museu da Cannabis do Brasil fica localizado na capital paraibana, mais precisamente no Parque Solon de Lucena, na casa onde morou o ex-governador José Maranhão.
Sua criação foi de iniciativa da Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace), uma organização não governamental (ONG) paraibana que produz e defende o uso medicinal da maconha no Brasil. A Abrace é autorizada desde 2017 pela Justiça Brasileira a cultivar e fornecer derivados da Cannabis sativa aos seus associados em forma de óleos e pomadas.
O museu tem como objetivo mostrar a história e as possibilidades da Cannabis para a saúde, economia e a prática de políticas públicas em favor da população, e assim contribuir para a diminuição do preconceito que se tem com a planta, além de agregar forças em prol de todos.
A história da Cannabis é contada desde as produções nas antigas sociedades até às recentes legislações, também é exposto documentos que contextualizam as legislações atuais de descriminalização e depoimento de mães de pacientes, que mostram como a Cannabis medicinal mudou a vida de muitas famílias também poderão ser acessados durante a visita.
Segundo a Abrace seu acervo foi composto a partir da coleção pessoal do fundador, Cassiano Gomes, que inclui antigos frascos medicinais vendidos em farmácias, réplica de equipamentos utilizados na fabricação de cânhamo, jornais antigos, capas de filmes e revistas. Também é possível encontrar depoimentos de pessoas que fizeram a diferença no desenvolvimento científico e na luta pelo direito ao tratamento com os derivados da planta.
Maiara Alves
Fontes:
https://www.instagram.com/p/CrdgoFlsvMT/
https://atarde.com.br/brasil/brasil-vai-ter-primeiro-museu-da-maconha-saiba-onde-1226739
https://abraceesperanca.org.br/para-diminuir-preconceito-museu-da-cannabis-e-inaugurado/