Inauguração: 27 de maio de 2022
Localização: Parque Solon de Lucena, 389 – Centro, João Pessoa – PB, 58013-100
Horário: 9hs às 18 hs
O Museu da Polícia Militar da Paraíba foi inaugurado no dia 27 de junho de 2022, ganhando assim um espaço físico para visitação a quem interessar-se.
Existe desde 2013, mas sua sede física só se concretizou em 2022. Situado no Parque Solon de Lucena, no Centro de João Pessoa, esse órgão, cuja criação representa um fato marcante na vida dessa corporação, tem por função resgatar, preservar e, principalmente, divulgar os acontecimentos mais relevantes da sua história.
Para instalação desse Museu foi formalmente constituída uma Comissão composta de um grupo de pessoas versadas em diferentes temas relacionados com a história da Polícia Militar da Paraíba, ou com habilidades técnicas aplicadas à confecção das peças produzidas e pelo professor Francisco Pereira, especialista em montagens de estabelecimentos dessa natureza.
Integraram essa Comissão: Coronel Valber Rufino Tavares, Tenente Coronel Arnaldo Sobrinho de Morais, Capitão Yane Higino de Medeiros, Tenente Roberes Douglas Rodrigues, Tenente Edson Maria Gomes, Sargento Hermeson Pedro Soares de Oliveira e os Civis Edson Almeida Macedo, servidor civil à disposição do Arquivo Geral da PM e os Civis voluntários pesquisadores da Segunda Guerra Mundial Odon da Silva Neto e George Henrique de Vasconcelos. Foi um grupo coeso, comprometido, entusiasmado e competente, que eu tive a honra de presidir.
Por sua vez, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, ressaltou que ter um espaço físico para o Museu da Polícia Militar é fortalecer o dever institucional da corporação. “Passados quase 200 anos de sua fundação, a instalação do museu fortalece o sentido maior do institucional, de culto aos valores históricos, ao civismo e ao amor à farda da Polícia Militar”, comentou.
O Museu da Polícia Militar da Paraíba tem catalogadas 500 peças — entre documentos históricos, fardamentos, armamentos e painéis. O local será aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
O diretor do Museu, tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, foi enfático ao descrever o momento vivido pela Corporação: “É um momento histórico para a Polícia Militar da Paraíba, cuja história se confunde em vários momentos com a formação do Estado. É um equipamento, com seu prédio próprio, muito relevante para o circuito museológico e também uma contribuição bastante significativa para todos aqueles que visitam a nossa cidade”.
Sandra da Costa Vasconcelos
Fontes:
https://www.diariodosertao.com.br/coluna/o-museu-da-policia-militar-da-paraiba
Pesquisa Roberto Rivelino