Município: Campina Grande – PB
Localização: Rua João Lélis, 581, Catolé.
Contato: (83) 3337-3637.
Facebook: https://pt-br.facebook.com/MuseuDeArteAssisChateaubriandMaac/
Data de construção: Prédio de 05 de junho de 2012.
Distâncias (Km): Aeroporto: 7,4 km / Ponto de táxi: 1,0 km / Estação rodoviária: 1,0 km.
Com instalações modernas, o Museu de Arte Assis Chateaubriand da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi inaugurado no dia 5 de junho de 2012. A solenidade de inauguração foi presidida pela reitora Marlene Alves e prestigiada por autoridades, artistas e representantes da cultura de todo o Estado.
O museu conservará e mostrará as obras de vulto que fazem parte do acervo do Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC) que foi inaugurado no ano de 1967, e que se destaca por sua grandiosidade. Com estrutura moderna, assinada pelos arquitetos Acácio Gil Borsoi (1924-2009) e Janete Costa, o MAC da UEPB chama a atenção pela forma como foi construído. O espaço é magistral, amplo e funcional para além da estética, digno das grandes casas de artes.
O prédio reúne todas as condições para se transformar na catedral das artes campinenses. “É uma edificação fabulosa que permitirá aos visitantes fazer um passeio pelos diversos períodos da história das artes”, definiu o artista plástico Saulo Ais, um dos maiores pintores do Brasil na atualidade e representante da escola contemporânea.
De acordo com a reitora Marlene Alves, o empreendimento insere definitivamente Campina Grande no roteiro das grandes exposições, representando, dessa forma, a contribuição da UEPB para a cultura artística da Paraíba e do Brasil, para um mundo mais humano e sensível, esteticamente belo pelo conteúdo e a forma.
O local integra um novo conceito de museologia, onde a transversalidade de novos parâmetros da arte é contemplada desde o projeto arquitetônico até a sua missão social e como ponto de referência para todo o estado, o país e o mundo.
É um museu vertical com ações transversais através da educação, música, literatura, teatro, linguagens multimídias e principalmente com o foco na formação de um público, tendo como instrumento aliado à cidadania.
O estabelecimento conta com salas de exposição permanente e temporária, e ainda um auditório com capacidade para 115 pessoas. O prédio é composto por dois salões destinados às exposições permanentes, um salão para exposições temporárias, mezanino, sala de reuniões e biblioteca, tudo em ambiente climatizado e com sistema de combate a incêndios para proteção das exposições e acervos. Além disso, haverá amplo estacionamento, sempre com atenção em proporcionar fácil acesso aos portadores de necessidades especiais.
Fontes:
http://www.wscom.com.br/diversao/noticia/artes/UEPB+INAUGURA+MUSEU+ASSIS+CHATEAUBRIAND+-126496/
http://www.uepb.edu.br/obras-uepb/museu-de-aassis-chateaubriand-mac/