O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 14/10/2022

Museu de Arte Sacra Fernando Cunha Lima

O Museu de Arte Sacra Fernando Cunha Lima é um importante ponto cultural do município de Guarabira.
Data de publicação: outubro 14, 2022

Localização: Rua Epitácio Pessoa, Centro, Guarabira-PB

Funcionamento: Todos os dias (exceto nas terças-feiras) 08:00 – 12:00 / 13:00 – 18:00 / 19:00 – 21:00

Acervo: objetos litúrgicos, imagens catalogadas, o maior número de peças de Mons

Direção: Severino dos Ramos de Lima

                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

O Museu de Arte Sacra Fernando Cunha Lima é um importante ponto cultural do município de Guarabira, onde retrata a história de fé e de religiosidade do povo guarabirense, que tem sua fundação enraizada nos berços religiosos. O Museu Sacro possui um numeroso acervo de objetos litúrgicos e imagens catalogadas ao longo dos tempos. Além de possuir o maior número de peças do Mons. Emiliano de Cristo, um dos religiosos que mais colaborou para a referência cultural que Guarabira possui nos dias atuais.

Em 2013, o local foi totalmente revitalizado, passando também a ter um espaço para realização de palestras e eventos no primeiro andar e jardim amplo aos fundos. Durante a cerimônia de reabertura do museu houve a ilustre presença da família da figura pública que da nome ao museu, a família Cunha Lima entre outras autoridades políticas de Guarabira e região. O bispo diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena; a prefeita de Alagoinha; Alcione Beltrão; o representante da paróquia Santo Antônio e do Santuário de Frei Damião, Frei Nunes; entre vereadores, professores, empresários e a população local que vieram conferir de perto a restauração do antigo casarão e das peças expostas, em sua maioria do início do século XX.

O então prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano falou de seu grande sentimento de alegria de naquele momento, mais uma vez fazer parte da história. Ele lembrou do período em do período em que adquiriu o casarão e o transformou em um museu, que por muito tempo serviu a rainha do brejo, e infelizmente tenha passado muitos anos fechado, servindo agora como aporte ao povo de Guarabira e romeiros que visitam o memorial de Frei Damião. Zenóbio na ocasião ressaltou o nome da família Cunha Lima, que muito fez por Guarabira.

Durante a solenidade o músico José Carlos, responsável pela formação do Coral Municipal e instalação do projeto Prima em Guarabira, fez uma apresentação musical tocando em um dos harmônios existentes no museu executando “ Ode à Alegria ”  (ou Hino à Alegria) da 9ª Sinfonia de Beethoven, além de entoar o Panis Angelicus, antigo cântico católico dedicado a Sagrada Eucaristia.

Em 2018, foi inaugurado no museu o Memorial Dom Marcelo Pinto Carvalheira, como forma de homenagear o bispo, que faleceu no dia 25 de março de 2017. A Prefeitura de Guarabira, o Museu Sacro da cidade e a Universidade Federal da Paraíba, através da Coordenação de Extensão Cultural (COEX) realizaram o evento. A data da inauguração, 1 de maio, foi escolhida porque seria o dia em que ele completaria 90 anos de idade. O memorial tem objetos e documentos de toda a vida de Dom Marcelo. Para o curador  também coordenador adjunto da COEX, José Augusto Moraes, a criação do local é importante para que a população conheça um pouco da história do homem que contribuiu com a construção da cidade.

O museu já conta também com um acervo cultural da igreja de Guarabira, mas que agora inclui a história do bispo. O secretário de cultura de Guarabira, Percinaldo Toscano, informou que a exposição retrata as características de Dom Marcelo, o memorial foi planejado para que as pessoas se identificar e relembrar o jeito simples de ser do bispo.

  Jonas do Nascimento   

Fontes:   

https://www.guarabira.pb.gov.br/prefeitura-de-guarabira-reabre-museu-de-artes-sacras/                                                                                                                                                                    https://coexblog.wordpress.com/2018-/05/04/inauguracao-do-memorial-dom-marcelo-pinto-carvalheira-em-guarabira/