O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/09/2019

Museu de História Natural de Ingá

O Museu que foi fundado em 1996, está localizado na zona rural no Município paraibano de Ingá, a 46 km de Campina Grande. 
Data de publicação: setembro 18, 2019

Município: Ingá – PB

Distância de João Pessoa: 105 km

Vias de acesso: BR 230 e PB 090

O Museu que foi fundado em 1996, está localizado na zona rural no Município paraibano de Ingá, a 46 km de Campina Grande. 

A partir de 1980 começaram os projetos para fornecer a estrutura adequada para o turismo local. Mas foi em 1996 que ocorreu a construção do Museu de História Natural de Ingá sob a gestão do prefeito José Iremar da Silva em parceria com Mali Trevas, historiadora e paleontóloga que descobriu peças que compõem o acervo. 

Em 2016, o Museu foi reformado com investimento em torno de 103 mil reais. Nesse mesmo ano, o cofre que continha gratificações doadas, foi roubado. 

A instituição possui fósseis de animais extintos há mais de 10 mil anos, como a preguiça gigante e utensílios pré-históricos encontrados tanto na região como advindos do litoral paraibano, como molusco fossilizado e o esqueleto de baleia, ambos do período geológico Triássico. 

Uma das grandes atrações desse Museu paraibano é o Sítio Arqueológico Itaquatiara, um dos mais importantes do país, que possui uma grande rocha, conhecida com Pedra Itacoatiara do Ingá, situada às margens de um rio. Em 30 de novembro de 1944, esse Sítio se tornou o segundo monumento pré-histórico a ser tombado como patrimônio nacional pelo extinto Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Em 2015, a  Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) incluiu esse Sítio na Lista Indicativa do Patrimônio Mundial, juntamente com outros cinco bens históricos do Brasil. Essa iniciativa foi solicitada pelo Governo Brasileiro representado pelo Iphan.

A Pedra do Ingá recebe visitantes de diversas partes da Paraíba e do Brasil, incluindo principalmente pesquisadores.

Marcela Mayara

Fontes:

Blog Pé na estrada http://bit.ly/blogpenaestrada

Iphan – http://bit.ly/siteiphan

Iphan – http://bit.ly/portalIphan

Site da jornalista Jurema Josefa – http://bit.ly/JornalistaJuremaJosefa

Trabalho de Conclusão de Curso do geógrafo Edgley Vidal Benício –  http://bit.ly/TCCUEPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *