Município: Campina Grande –PB
No dia 7 de novembro de 2017, na cidade de Campina Grande –PB, foi inaugurado o SESI Museu Digital, o pioneiro no segmento no estado da Paraíba. Localizado às margens do Açude Velho, no primeiro andar do monumento em homenagem ao Sesquicentenário da cidade. O espaço conta com equipamentos tecnológicos e culturais que retratam a história da cidade com experiências interativas, em um único espaço traz mecanismos de transmissão variados, utilizando diversas linguagens tecnológicas, recursos cenográficos e experiências sensoriais.
A proposta é oferecer entretenimento, cultura e lazer para o público campinense. “O Museu Digital é o que nós estamos chamando de realidade virtual. Isso realmente é o que há de modernidade. Campina Grande tem competências e é uma cidade vocacionada para a tecnologia e inovação”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba e Diretor Regional do SESI/PB, Francisco de Assis Benevides Gadelha, durante a inauguração do museu.
A cerimônia de inauguração do SESI Museu Digital contou as presenças do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e do presidente do Conselho Nacional do SESI, João Henrique de Almeida Sousa. Com o apoio financeiro do Conselho Nacional do SESI.
A estrutura interna do museu conta com uma sala com tela de projeção de 9 metros, mapa digital, vídeowall, karaokê, espaço selfie, espaço para exposições itinerantes, óculos com filme em realidade virtual, jogos interativos, entre outros mecanismos. A história da cidade é contada a partir de textos históricos, depoimentos de personalidades, com o auxílio da tecnologia que tornam a“viagem no tempo”, um caminho agradável e instigante. O prédio foi construído pela prefeitura de Campina Grande-PB, mas está sob responsabilidade do Sesi, detentor da concessão para administrar o espaço.
“Campina Grande mais uma vez sai na frente, com esse museu que tem uma tecnologia pioneira. Aqui, o visitante pode fazer uma viagem no tempo, através da tecnologia, conhecendo a história da cidade, monumentos, prédios e pessoas que fizeram história aqui. Nós ficamos felizes em fazer parte disso”, disse o presidente da Fiep, Francisco Benevides Gadelha.
Dentre os espaços interativos disponibilizados pelo museu, estão o Campina 360º, para quem gosta, ou quer conhecer um pouco do Maior São João do Mundo, nele o visitante tem a oportunidade de “participar” de uma quadrilha junina na pirâmide do Parque do Povo, usando fones de ouvido e óculos de realidade virtual. Dá até para fazer alguns passos de dança junto a quadrilha junina e para finalizar o passeio e registrar a visita, o museu também oferece o “espaço selfie”, nele, o visitante pode fazer um autorretrato e recebe a foto por e-mail, já com uma arte temática do Museu Digital.
Público Alvo
Equipamento cultural direcionado a todos os públicos e faixas etárias. * Espaço aberto a visitações gratuitas de instituições educacionais públicas, mediante agendamento prévio.
Valor do ingresso
Valor unitário de R$10,00 (Crianças menores de 07 anos e idosos acima de 65 anos não pagam)
Agendamento
Através do telefone: (83) 3099-0482 / (83) 98115-4894. Responsável: Izabela Andrade.
Israela Ramos
Fontes: