Fundação: 20 de agosto de 2018
Fundador: Reudesman Lopes Ferreira
Horário de Funcionamento: 8h às 11h e das 13h às 16h
Acervo: Camisas de times amadores e profissionais, documentos históricos e peças esportivas doadas.
Endereço: Casarão da Rua Epifânio Sobreira, Cajazeiras-PB.
Pouca gente sabe, mas a Paraíba possui um museu dedicado ao futebol, um esporte tão amado por muitos brasileiros. Localizado no município de Cajazeiras, no alto sertão do estado, o Museu do Futebol de Cajazeiras teve o seu projeto idealizado para contar a história do futebol da cidade e toda a sua trajetória, desde os primeiros chutes até os dias atuais e tudo isso só foi possível graças a iniciativa do historiador e radialista Reudesman Lopes Ferreira.
Tudo começou em 2018, logo após Reudesman lançar seu livro “A História do Futebol de Cajazeiras”, ele que já era colecionador foi coletando itens preciosos como camisas, livros, documentos e até troféus históricos conquistados. O local escolhido para expor seu acervo foi o antigo casarão que pertencente à Prefeitura de Cajazeiras na rua Epifânio Sobreira. O professor aposentado é membro-fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL) e além de ser um dos radialistas mais renomados do sertão.
Reudesman sempre afirmou que a ideia de criar o museu veio do acaso, mas que teve sua história ligada ao Atlético-PB, clube tradicional cajazeirense, campeão paraibano de 2002, e também para comemorar os 70 anos de fundação do “Trovão Azul” que o acervo foi idealizado.
Atualmente o acervo conta com 62 camisas de times amadores e profissionais, dos Pitaguares, o primeiro clube cajazeirense a se ter conhecimento, à coleção completa de uniformes do Atlético-PB e do Paraíba de Cajazeiras. O museu vem sendo bastante apreciado pela comunidade local e regional e recebendo diversas doações como a tão valiosa camisa da seleção brasileira de 70 usada por Pelé, além de uma camisa do Flamengo do Zico, autografada pelo ilustre Guilherme Sargentelli.
Jonas do Nascimento
Fontes: