O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 21/07/2016

Nairon Barreto

Ator e humorista. Um especialista em fazer rir, divertir e provocar a plateia. E tem incorporado em seu personagem “Zé Lezin” todos os trejeitos e a malícia do matuto paraibano.
Data de publicação: julho 21, 2016

Naturalidade: Patos – PB

Nascimento: 6 de agosto de 1959

Formação acadêmica: Comunicação Social, e Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Atividades artístico-culturais: Ator e humorista.

Discografia:

Zé Lezin da Paraíba: Em Consêrto – Recital de Fuleragem – Vol. 1″

Zé Lezin: Os Bruto Tomém Ama – Vol. 2″

Zé Lezin: O Degenérico – Vol. 3″

Nairon Oseas Alves Barreto mais conhecido por “Zé Lezin” e “Zé Paraíba”. É um especialista em fazer rir, divertir e provocar a plateia. E tem incorporado em seu personagem todos os trejeitos e a malícia do matuto paraibano. O humorista já conquistou a Paraíba, e o Brasil.

O Zé Paraíba surgiu há mais de 20 anos, na época Nairon participava de um grupo de dança folclórica, e nos intervalos, entre um número e outro, ficava no palco contanto causos matutos para a plateia não ficar entediada enquanto esperava. Com o passar do tempo às pessoas foram gostando das suas apresentações, e os intervalos foram ganhando importância e cresceu tanto que ele aparecia mais individualmente, que no seu show de dança.

Depois o artista começou a se apresentar em barzinhos, em seguida no teatro, de Norte a Sul do País. O seu personagem matuto passou a fazer muito sucesso, e ficou famoso nacionalmente. “Eu faço mais shows fora do Nordeste do que por aqui”, diz Nairon.

O artista participou da Escolinha do Professor Raimundo, da Rede Globo de Televisão, a partir de 1998, quando o programa foi transformado em um quadro do Zorra Total. Na ocasião, alterou o nome de seu personagem, de Zé Paraíba para “Zé Lezin”. Nairon atuou na “Escolinha” durante seis anos.

O humorista já era famoso quando entrou para o quadro de artistas da Rede Globo, mas a sua popularidade cresceu ainda mais. Não há quem já não tenha ouvido uma de suas piadas, ou que não o reconheça.

Nairon  mesmo tendo uma base sólida na Paraíba investiu na sua carreira fora da sua terra natal. Ele salienta “O artista precisa buscar novos horizontes. É preciso ir à busca do sucesso em outros lugares para confirmar, para você ter certeza que o teu trabalho é bom”.

Em 2004, Nairon Barreto apresentou um programa de televisão aos domingos, na TV Guararapes de Recife, chamado “A Bodega do Zé”, além de um programa matutino na Rádio Clube do Recife. No ano seguinte, lançou seu primeiro DVD, intitulado “Ze Lezin Com Platéia Vip”, onde conta piadas. Ainda em 2005, criou o espetáculo “O Peru do Zé Lezin”.

Em 2006, durante a Copa do Mundo realizou o show “Zé Lezin na Copa e na Cozinha”, com piadas e textos adaptados sobre futebol. No teatro atuou na peça “Em Briga de Marido e Mulé Ninguém Mete”, juntamente com o ator pernambucano Jeison Wallace (Cinderela). No espetáculo, Nairon e Jeison vivem um casal que resolve discutir a relação.

Em 2008, lançou seu segundo DVD, intitulado “Ze Lezin da Paraíba”. O DVD foi gravado em Recife (PE), no Teatro Guararapes. No mesmo ano, lançou os shows “O Fim da CPMF – Contribuição Para Minha Família”, “A Fuleragem de Zé Lezin”,  e “A Volta para os que Não Foram”.

Em 2011 lançou o seu novo DVD Show “A Saga de um Matuto”. Ainda no mesmo ano, participou do programa Tudo é Possível da TV Record, comandado por Ana Hickmann, no quadro “Casa do Zé Lezin”, trazendo o seu genuíno humor nordestino. Nairon Barreto também  fez participações especiais no programa Show do Tom.

Em 2016 entrou em turnê com um show em comemoração aos seus 30 anos de humor,  e apresento um humor atualizado com a situação política, fazendo apresentações em todo o país, principalmente fora do Nordeste.

Zé Lezin

Em 2017 apresentou sua peça “O Peru do Zé Lezin”. Na peça, o humorista conta piadas sobre a época do Natal, narrando os “causos” do Zé Lezin com o trajeto do Papai Noel.

Ainda em 2017 o comediante deu um show com o seu espetáculo de stand-up “Um matuto na lava jato” em Arapiraca. Além de que gravou o DVD que marcou seus 30 anos de carreira em Recife, no Teatro Guararapes.

Em 2018 o humorista criou o show Intitulado “Operação Lava Mato”, a montagem aborda temas políticos com uma pitada de humor.

Em 2020 o Humorista voltou à capital paraibana com o show ‘Férias do Matuto’.

Além de que durante está quarentena Zé Lezin está fazendo lives beneficentes, uma delas sendo conhecida como “O matuto em casa”. 

O artista onde quer que vá demonstra o seu amor por suas origens. Nairon Barreto declara “A minha relação com a Paraíba é uma relação de amor. A Paraíba é a minha terra, foi aqui que eu nasci, cresci, estudei, me formei, onde eu colecionei amigos… enfim é a minha terra, eu amo isso aqui. Nós temos uma cultura popular que emana das pessoas. Isso é muito bom”. E acrescenta “Eu acho que o nosso sotaque, nosso jeito de falar é o nosso cartão de visitas. É através dele que nós mostramos que somos nordestinos”.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nairon_Barreto

http://www.jornaldaparaiba.com.br/cultura/noticia/167407_nairon-barreto-desiste-de-fazer-a-novela-velho-chico

http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Z%C3%A9+Lezin+da+Para%C3%ADba<r=z&id_perso=379

http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20110508134747&cat=cultura&keys=veja-causos-casa-ze-lezin

https://www.ingressorapido.com.br/compras/?id=48845#!/tickets

https://pt-br.facebook.com/nairon.barreto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *