O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/08/2020

Naldinho Braga

Músico e Escritor.
Data de publicação: agosto 3, 2020

Naturalidade: Cajazeiras – PB

Nascimento: 10 de setembro de 1963

Atividades artístico-culturais: Músico e Escritor.

Atividades exercício-profissionais: Professor

Instagram: @naldinhobrag

Email: naldinhobraga@yahoo.com.br

Facebook: 

Carro de Lata: https://www.facebook.com/Naldinho-Braga-e-o-Carro-de-Lata-144517572320844/

Conspiração Apocalipse: https://www.facebook.com/conspiracao.apocalipse.3

Meu Quintal: https://www.facebook.com/cantandohistorias

YouTube: 

Carro de Lata: https://www.youtube.com/channel/UCh_PWJeuMYQJNXhYfbnWODg

Conspiração Apocalipse: https://www.youtube.com/channel/UCjlDzK5H0G97WGjCA5Nlyhg

Meu Quintal: https://www.youtube.com/channel/UCTfxMhV877Zs_qDYU4e1b_g

 

Músico, escritor e professor do Curso de Letras da UFPB em Cajazeiras – onde nasceu – Elinaldo Menezes Braga começou a adentrar o meio musical durante os anos 1990, com a fundação da sua banda punk Conspiração Apocalipse, que aborda temáticas críticas e políticas nos seus discos Trágica Lógica do Absurdo, de 2003 e A Face da Besta, de 2020. Ajudou Também a formar o grupo Tocaia da Paraíba anos depois, após já ter começado um trabalho de pesquisa focado em ritmos nordestinos e também em outros já difundidos como jazz, pop e rock.

Durante os anos 2000 começa a juntar suas composições para o que viria a ser o disco Todos do Mesmo Lado, gravado, mixado e masterizado entre 2007 e 2008, sendo lançado em 2009. A obra conta com “canções que reproduzem o cotidiano do compositor e, ao mesmo tempo, demonstram a diversidade rítmica nordestina, associada a elementos de outras culturas” e tem participações de vários outros artistas.

Inicia a banda Carro de Lata no ano de 2011, com Eliza Garcia (vocais), Hugo Limeira (guitarra), Izzah Ribeiro (vocal de apoio), Lue Maia (bateria), Rudá Barreto (guitarra), Wênia Xavier (percussão) e o próprio Braga no contrabaixo. Com a banda, grava entre 2013 e 2014 o disco Girando Mundos, que é lançado em 2015 com 11 faixas autorais sendo a faixa “Domerina” uma parceria com Nara Limeira ganhando participação na coletânea Music From Paraíba Vol. 2, lançada em 2014. Naldinho também é membro fundador da banda de pífanos “Banda Avuô” surgida em 2015.

Com Nara Limeira o músico participa também do grupo Meu Quintal, que tem músicas infantis inspiradas na própria rotina de casa, no quintal, com utilização de zabumbas, pandeiro, violão, poesias, entre outros elementos. O grupo conta ainda com Ana Catarina Leão (vocal), Eduardo Brito (guitarra), Eliza Garcia (bateria), Rose Fajardo (teclado) e Wênia Xavier (percussão), tendo lançado os discos Meu Quintal, em 2015; Roda Gigante, em 2018; e Eu Passarinho em 2019.

Como escritor, Naldinho Braga tem três livros publicados: Que Bicho é Você?; Celebrações da Vida: história e memória da banda cabaçal Os Inácios; e O Mistério No Galinheiro. Ele é também pesquisador da Cultura Popular e ocupante da cadeira de número 15 da Academia Cajazeirense de Artes e Letras – ACAL, tendo como patrono o músico Eugênio Pacelli. 

Adailson Paiva

 

Fontes:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *