Naturalidade: Alagoinha – PB
Nascimento: 9 de julho de 1985
Formação: Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Atividade artístico-cultural: Bailarina
Atividade exercício-profissional: Professora de danças populares brasileiras
Contato: (83) 9 8712-7109
E-mail: ozanarasouza9@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/nara.souza.7505
Ozanara de Souza e Silva iniciou sua carreira artística na dança popular como componente e rainha do milho da Quadrilha Junina Fazenda Boneca de Pano, na cidade de Alagoinha, na Paraíba, em 2003, quando teve seu primeiro contato com o estilo.
Desde então, tem se dedicado a pesquisar e disseminar a cultura popular paraibana. No ano de 2011, idealizou o projeto da Junina Explosão Caipira, em Alagoinha. Em 2012, foi eleita a melhor rainha do milho, conquistando o primeiro lugar no concurso realizado pela Federação de Quadrilhas Juninas do Brejo Paraibano, em Guarabira.
De 2012 a 2016, a artista também realizou atividades de produção participando da organização do Festival de Dança Populares Brasileiras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenado pelo professor Marcello Bulhões. Ainda trabalhou na cerimônia de abertura artística do XXII Encontro Regional dos Estudantes de Educação Física da UFPB, em 2016.
A dançarina já participou de importantes espetáculos de dança paraibanos como o “Auto dos Orixás”, em João Pessoa, no ano de 2015. Com o Grupo Raízes da Paraíba, mostrou toda sua experiência com a cultura popular participando da exposição “Kolofé: Um Caminho de Expansão Afro-cultural”, de Elioenai Gomes, na ExpoSesc, na capital, em 2016. Também é integrante do corpo de baile do Grupo Imburana. Nele, se apresentou na Sexta Edição do Festival de Cultura de Passa e Fica, no Rio Grande do Norte, na mesma época.
Com um amplo currículo artístico, Nara Souza já se apresentou em diversos eventos como Festival de Artes em Souza e no I Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica, realizado no Teatro Santa Roza Festa, ambos em 2012. No ano de 2013, esteve no Festival de Aniversário do BNB Cultura, em Sousa, no Evento Multicultural de Cabedelo, no Bayeux Festival de Cultura e no Festival Letras e Luzes de Areia.
A bailarina participou em 2014 do Festival Dendê em Pernambuco, Festival de Danças Populares Brasileiras da UFPB e da Festa da Lavadeira. No ano de 2015, se apresentou no I Encontros de Batuques da Paraíba, em Campina Grande. Já em 2016, esteve no Festival de Danças Populares Brasileiras da UFPB, no I Encontro Paraibano de Educação Popular e no Tambores da Paz, do II Encontro de Batuques da Paraíba com o Grupo Maracastelo, em João Pessoa.
Fonte:
Entrevista/Inventário/Paraíba/Criativa/Nara/Souza