Naturalidade: Santa Luzia do Sabugi – PB
Data de nascimento: 31 de dezembro de 1942
Atividades artístico-culturais: Jornalista, advogado, historiador e escritor.
Nelson Coelho da Silva é membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHPG). Atualmente está concorrendo a vaga que pertenceu ao escritor Ariano Suassuna na Academia Paraibana de Letras (APL). Concorre a cadeira n° 35 desde a morte do escritor em julho de 2014.
O jornalista e escritor recebeu a Medalha João Ribeiro, uma das mais elevadas honrarias da Academia Brasileira de Letras. Passa a figurar, desse modo, ao lado de grandes nomes da cultura e da literatura nacionais, a exemplo do editor José Olympio e do romancista Graciliano Ramos.
Seus primeiros estudos foram feitos em sua cidade natal, sob a orientação das professoras Eurídice Rocha França, Afra Nóbrega e Maria Lucena de Araújo, que propiciaram condições de prestar os exames de admissão. Em 1959, concluiu o curso ginasial no Colégio Diocesano de Patos, vindo a continuar os seus estudos em João Pessoa, onde se titulou como Técnico em Contabilidade pelo Colégio Getúlio Vargas. Em 1977, ingressou na Faculdade de Direito da Paraíba, onde, em 1982, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais.
Iniciou sua carreira no serviço público como Assessor de Imprensa no Governo Pedro Gondim, em 1961, passando logo em seguida ao cargo – Oficial de Gabinete até o final do governo; em 1966, no Governo João Agripino Filho, exerceu os cargos de Assessor, Administrador da Penitenciária Modelo e Assessor Geral da Secretaria do Interior e Justiça, na gestão Jacob Frantz. Passou um longo tempo como Assessor do Promoexport e por duas vezes foi Secretário da Prefeitura de Sapé (1976/1977 e 1983/1887).
Ingressou no jornalismo como colaborador do jornal Correio da Paraíba (1977), manteve programas na Rádio Cultura de Guarabira, Rádio Correio da Paraíba e Rádio Arapuan, sempre desenvolvendo um jornalismo político.
O jornalista foi Assessor dos Governadores Tarcísio Burity e Ronaldo Cunha Lima. Exerceu o cargo de Diretor Técnico, depois Diretor do Jornal A União, no Governo José Maranhão, onde ingressou como jornalista político em 1987.
Em 2002, Nelson Coelho publicou o livro ESQUINA DO TEMPO, pela editora A União, órgão que dirige como superintendente. O livro foi apresentado pelo Jornalista Villas-Boas Corrêa, que reconhece em Nelson Coelho “O modelo do novo repórter do Brasil”.
Nelson Coelho tem se destacado por sua independência na apreciação dos fatos políticos locais e nacionais. Jornalista combativo, às vezes polêmico, é profundo conhecedor da história política paraibana.
Fontes:
https://santaluziapb.files.wordpress.com/2009/08/nelsoncoelho.jpg
http://www.maispb.com.br/82848/vaga-de-ariano-na-apl-sera-decidida-em-2o-turno.html
http://quintaldenoticias.blogspot.com.br/2015/03/nelson-coelho-vai-para-o-2-turno-na.html