Naturalidade: Alagoa Nova – PB
Nascimento: 1948
Atividades artístico-culturais: artista plástica e escultora
Maria das Neves Cavalcanti Moreira, mais conhecida por Nenê Cavalcanti, nasceu em Alagoa Nova, interior da Paraíba. Foi à capital para estudar e formou-se primeiro em Enfermagem e depois em Pedagogia, mas o que definiu seu destino profissional foi o curso de Educação Artística, a partir do qual passou a dedicar-se exclusivamente às artes plásticas.
Em suas esculturas em argila utiliza materiais como pregos, parafusos, arames farpados, molas, pedras semi-preciosas, porcelanato, com um resultado bastante original. Nenê busca também no barro uma forma natural de colorir suas peças, pois sua queima em um forno específico para cerâmica faz com que ele mude de tonalidade e se transforme em tons de vermelho, branco, amarelo, rosa, etc. Os temas recorrentes em sua obra são as mulheres e os anjos. Suas obras são encontradas em diversas regiões do país, tendo a artista participado de várias exposições.
Tudo começou em meados de década de 1950. Os tempos eram difíceis para o agricultor Apolônio Graciano da Silva e a dona-de-casa Josefa Cavalcanti da Silva. Eles não podiam comprar brinquedos para todos os seus quinze filhos. O jeito era utilizar a criatividade e a liberdade trazida pelo sítio Santo Antônio. Maria das Neves Cavalcanti Moreira, uma das dez filhas deste agricultor e desta dona-de-casa, mais conhecida entre todos por Nené, ainda quando criança procurava transformar o barro em panelas, gatos, cachorros, brinquedos estes que eram objetos de desejo de todas as crianças de seu tempo. Sempre ao lado de sua irmã Naná, buscava um tempinho depois de ajudar o pai na roça e a mãe nos “afazeres” de casa para brincar de ser criança.
Após ter passado pelos cursos de Enfermagem e Pedagogia na capital paraibana, nos anos 1980, tentou seu terceiro e último curso, o de Educação Artística. No decorrer do curso, encontraou nas Artes Cênicas um maravilhoso instrumento para ser utilizado com as crianças portadoras de necessidades especiais – preocupação dela nos outros cursos que experimentou. Nené retornou à sua infância quando voltou a “brincar” com o barro. Mas, desta vez, a brincadeira de criança se desenvolveu e virou arte.
Através do aprendizado vivenciado na universidade e de seu talento, Nené começou a criar com a ajuda do barro figuras femininas, anjos, corpos nus, gordas, peças abstratas e semi-abstratas e de repente, não parou mais. Com o passar dos anos sua técnica foi se aprimorando e o que era para ser um “passatempo para alma” tornou-se uma nova profissão.
Inicialmente a exposição dos trabalhos de Nené começou de forma muito tímida. O primeiro convite para expor suas esculturas foi ainda na Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pouco tempo depois, os convites se expandiram para Brasília, São Paulo, Minas Gerais, entre outros. E a divulgação de seu trabalho não ficou apenas espalhado pelo Brasil, mas encontrou também o reconhecimento de países como Portugal, Itália e França que, inclusive, já tiveram exposições das esculturas da artista paraibana.
Nené é também uma artista premiada e reconhecida internacionalmente. Já teve seus trabalhos publicados em várias revistas de renome internacional como Minhogal Arte de Portugal, e na Revista Vogue, espalhando sua visibilidade por jornais nacionais, chegando a ter suas esculturas impressas em capas de livros pelo Brasil. E dentre seus prêmios, podemos citar a medalha de ouro que recebeu no Salão de Arte e Universo Feminino em São Paulo, em 2004.
Para conhecer um pouco mais da vida e do trabalho da artista plástica Nené Cavalcanti é só acessar seu site.
Fontes:
http://galeriapontes.com.br/?portfolio=nene-cavalcanti-4