Pesquisa e texto: Sandra Vasconcelos
Naturalidade: João Pessoa – PB
Atividade Profissional: atleta
Facebook: Netinho Marques
Instagram: @netinhomarquestkd
Contato: agenciaproeza@gmail.com
O taekwondista saiu da Paraíba aos 18 anos para buscar o sonho que, junto a sua família, foi perseguido e acreditado até a meta de chegar aos Jogos Olímpicos em Tóquio.
Edval Marques Quirino Pontes, mais conhecido como Netinho Marques, realiza um sonho ao representar o verde e amarelo no taekwondo brasileiro. Mas, até chegar a essa condição, o jovem taekwondista precisou superar muitos percalços, inclusive a descrença de quem deveria ser um de seus incentivadores quando ele decidiu abraçar a modalidade, ainda criança.
Netinho tem muito do que se orgulhar por tudo que conseguiu conquistar com tão pouca idade em uma carreira já muito vitoriosa. Ele é um dos principais nomes da modalidade na categoria até 68kg e um dos fatores para que haja tanto otimismo por seu desempenho acontece por conta de duas conquistas expressivas. A primeira aconteceu em 2014, na China, quando ele foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude. O segundo grande feito aconteceu quando ele subiu ao lugar mais alto do pódio do Pan-Americano de Lima, no Peru, em 2019. Ele ainda tem três bronzes em etapas do Grand Prix de Taekwondo, o campeonato mundial da modalidade, em Taiwan, Rússia e Japão.
Um de seus técnicos, no início da sua carreira, ainda tentou limitar o seu futuro no esporte, transformando uma expectativa real em quase uma ilusão. Porém Netinho conseguiu seguir em frente e se transformar em um dos grandes nomes do taekwondo em todo o mundo.
Após vencer o Pan-Americano de Santiago em 2023, o brasileiro agora atinge outro objetivo, após superar o argentino José Luis Acuña, em sua divisão do esporte, se classificando para as Olimpíadas de 2024 após uma suspensão de três meses.
O paraibano, que é o brasileiro melhor ranqueado no Taekwondo, é um verdadeiro exemplo de superação. Nas Olimpíadas de 2024, venceu o espanhol Javier Perez na tarde de 08 de agosto e conquistou a medalha de bronze, garantindo a vitória em um placar de 2 a 1.
Netinho ganhou o primeiro round, mas foi surpreendido em sequência – com o bom desempenho do espanhol. A vitória, no entanto, veio no terceiro momento da luta, quando o brasileiro acertou golpes e utilizou a inteligência para conquistar o pódio.
Fontes:
https://globoplay.globo.com/v/12543811/
https://www.olimpiadatododia.com.br/paris-2024/591760-netinho-henrique-marques-jogos-de-paris/