O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 30/12/2024

Novinho da Paraíba

Cantor, compositor e músico instrumentista.
Data de publicação: dezembro 30, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: Monteiro-PB                                                      

Atividade artístico-cultural: cantor, compositor e músico instrumentista

Álbuns Lançados: Forró Gostoso (1986), Cheiro de Paixão (1988), Carrossel da Alegria (1989), Gosto Proibido (1990), Novinho da Paraíba (1991), Forró Brasileirinho (1993), No Cantinho da Cancela (1994), Forró Vaquejada e Mulher (1996), Cantador Nordestino (1997), O Melhor da Vaquejada Vol.1 (1997), No Pé de Serra Vol.1 (2003), Novinho da Paraíba Ao Vivo (2003), No Maior São João do Mundo (2005), Músicas Juninas Inesquecíveis (2009), 100 Anos de Gonzagão (2012), Novinho da Paraíba Ao Vivo Vol.2 (2017), Na Pisada do Vaqueiro (2019)

Facebook: Novinho da Paraíba

Instagram: @novinhodaparaiba

YouTube: Novinho da Paraíba

Spotify: Novinho da Paraíba

Artista autodidata, que aprendeu ainda criança a puxar o fole da sanfona,  Novinho da Paraíba nasceu na zona rural de Monteiro, na Paraíba, para enriquecer com a sua arte  o cancioneiro regional. Com apenas cinco anos de idade passou a conviver com uma pequena sanfona de oito baixos  que seu padrinho havia deixado em sua casa. Sozinho, sem ajuda de ninguém, foi aprendendo a harmonizar as notas musicais. Quando o padrinho veio buscar o instrumento na casa de seus pais, Novinho demonstrou um ar de tristeza pela perda do que seria, para ele, o inseparável companheiro. O padrinho, emocionado, lhe deu a sanfona de presente. Daquele dia em diante, ele nunca mais se separou dela. Ainda menino, acompanhava o pai às feiras livres das redondezas para ouvir os grupos pé-de-serra e aprender com eles as raízes do forró, do xaxado, do baião, ritmos que fazem parte de seu rico repertório de sucessos.  

Instrumentista, depois cantor e compositor, Novinho junto com Petrúcio Amorim compôs em 1987 “Estrela Cadente” e um ano depois “Nem olhou pra mim”, músicas que se tornaram sucesso em todo o Nordeste. “Solidão no Peito” foi outra de suas criações que dominaram o gosto popular. Novinho da Paraíba integra o grupo de artistas que vem dignificando o forró,  procurando cada vez mais torná-lo conhecido e admirado em todo o Brasil. Segundo o cantor, a criatividade é o ponto forte das suas produções. Para ele, fazer música é um processo demorado, mas quando chega o resultado é gratificante. Na sua criação, ele  respira e vivencia música. Ainda mais levando a visibilidade do forró raiz. Hoje, a música do interior tem espaço no mundo inteiro, defende ele.

O cantor faz parte da geração antiga do forró, com décadas de carreira, Novinho vem acompanhando de perto os avanços da Internet,  das redes sociais,  e procura se renovar musicalmente na linguagem de falar com as novas gerações forrozeiras. Em 2018, ele produziu o clipe de “Imagine Se a Gente Tivesse Casado” no Youtube, com a participação especial da atriz, jornalista e modelo Nicole Bahls. O trabalho teve milhões de acessos e foi muito elogiado por todos. Para Novinho, “o artista não tem prazo de validade. Nessa era movimentada das redes sociais, o artista precisa saber  falar para essa turma jovem, sem perder a sua essência. 

O cantor e instrumentista paraibano  tem uma grande familiaridade com as redes sociais  e busca criar composições mais próximas da geração atual, facilitando assim, a continuidade e a manutenção de sua carreira. A sua carreira musical começou há bastante tempo, e não poderia parar no tempo, precisou  avançar e conquistar os jovens, se aproximando deles, sem esquecer da sua própria identidade,  Novinho da Paraíba mantém uma rotina puxada com os preparativos dos shows para o ciclo junino. São músicas inesquecíveis, que são reverenciadas com destaque nos principais festejos juninos no Nordeste.

O cantor paraibano quer manter sua história musical viva no cancioneiro nordestino brasileiro e seguir avançando, conquistando novos públicos, cantando como eles gostam de ouvir e curtir. Ou seja, prolongando ainda mais seu legado com modernidade. Nas conversas, Novinho da Paraíba costuma dizer, brincando: “Eu sou mais novo do que nunca”.

Fontes:

https://forrozeirospe.com.br/noticia/742604/o-talento-de-novinho-da-paraiba-nunca-vai-envelhecer

https://www.folhape.com.br/cultura/novinho-da-paraiba-celebra-33-album-de-sua-carreira/123906/

https://forrozeirospe.com.br/noticia/21743/o-forro-gostoso-de-novinho-da-paraiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *