Paraíba – Brasil
Gênero: Drama
Ano: 2009
Película: 35mm
Som: Dolby Digital
Duração: 1 hora e 40 minutos.
Direção e Roteiro: Eliézer Rolim
Fotografia: Stefan Hess
Editor: Marcos Vinicius
Arte: Sacha Teixeira
Produção Executiva: Heleno Bernardo e Rosangela Miná
Som Direto: Lênio Oliveira Sousa
Figurino: Ricardo Bessa
Maquiagem: William Muniz e Norma Góes
Trilha Sonora: Chico César
Atores: José Wilker, José Dumont, Marcélia Cartaxo, Zezita Matos, Gabriel Batistuta, Edílson Alves, Fernando Teixeira, Ravi Ramos, Cida Costa, Francisquinha Oliveira, Geraldo Bernardo, Gal Cunha Lima,Fernando Carvalho, Suzy Lopes, Clizenit Pinheiro, Alexandre Menezes, Fernando Inácio, Lincoln Rolim, Lindon Jonhson, Edinete Bezerra, Carlos Máximo, Cely de Sousa, Balduíno Lellis, Pereira do Nascimento, Omar Brito, Márcio Tadeu, Roseane B., Wilma Albuquerque, Fabiola Morais, Duda Moreira, Rosa de Lima, Evaldo Souza, Jofran di Carvalho, Dadá Venceslau, Rosa Carlos, Fuba, Celsa Monteiro, Francisco Hernandez e Jacinto Moreno, além dos figurantes.
No ano de 2000, toda a cidade de Cajazeiras, Sertão da Paraíba, se prepara para comemorar o bicentenário de nascimento do seu ilustre fundador, o Padre Ignácio Rolim, um descendente de franceses que nos idos de 1800, criou um colégio e a partir dele fundou a cidade de Cajazeiras.
O filme mostra o Sertão de hoje com seus problemas, seu ritmo de vida, sua gente, seus costumes e ritos, através do adolescente Inacim. O menino tem uma capacidade sobrenatural de voltar ao tempo e conversar com o Padre Rolim através de sonhos. Suas revelações surpreendem e transformam a vida da cidade
O Sonho de Inacim é um filme de drama e ficção que foi lançado em 2009. As filmagens ocorreram em 2006, nas cidades de Cajazeiras, Aparecida (Fazenda Acauã) e João Pessoa. O trabalho cinematográfico foi fruto de um Projeto aprovado pela ANCINE (Agência Nacional de Cinema), em processo publicado no Diário Oficial da União em 14 de julho de 2005, aprovado pela Lei do Áudio Visual (Art. 1º da Lei nº8.685/93).
Contou também com o apoio o Banco do Nordeste, da FIC (Augusto dos anjos), do Governo do Estado da Paraíba, da Saelpa e da Celb e o apoio das Prefeituras dos Municípios de João Pessoa, Aparecida, Cajazeiras, dos Transportes Marajó, das Lojas Maia e da Caixa Econômica Federal.
O Filme foi gravado com participação de inúmeros figurantes que são moradores do município paraibano. O filme foi premiado pela academia Paraibana de Cinema de Melhor Ficção Longa Metragem 2009.
O lançamento em DVD só ocorreu no dia 18 de junho de 2010, na sala digital do Espaço Cultural. Este filme é o primeiro longa-metragem dirigido por Eliézer Rolim no audiovisual, que assinou anteriormente o curta metragem Luzia e a Vaca Andorinha (2007) e o média metragem Eu Sou o Servo Ibiapina (2000).
Segundo Marcélia Cartaxo, “O processo de gravação foi muito intenso. Rodamos em Cajazeiras, que é minha terra e a de Eliézer também. Foi fantástico ver os atores de lá envolvidos nessa produção, reencontrar muitas pessoas com quem começamos a fazer teatro e de repente estarem participando de uma produção de Eliézer que pra mim é uma referência no teatro e no cinema”.
Fontes:
http://www.osonhodeinacim.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=22&Itemid=30
https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Sonho_de_Inacim
http://www.obeabadosertao.com.br/v3/filme%E2%80%9Co_sonho_de_inacim%E2%80%9D