O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 15/08/2024

Oficinas de saberes: construindo práticas sociais letradas na escola e na comunidade

Este projeto visa apoiar alunos com dificuldades em leitura e escrita.
Data de publicação: agosto 15, 2024

Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros

Edição: 2024

Unidade Proponente: CCTA – Departamento de Língua Portuguesa e Linguística/UFPB

Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX 13/2024 – PROBEX 2024/2025)

Coordenador (a): Eliana Vasconcelos da Silva Esvael

Coordenadora Adjunta: Josete Marinho de Lucena

Instagram: @oficinasdesaberes

O projeto “Oficinas de Saberes: Construindo Práticas Sociais Letradas na Escola e na Comunidade” está em seu 9º ano de atuação e atende a uma comunidade escolar pública em João Pessoa. Este projeto visa apoiar alunos com dificuldades em leitura e escrita e promover a formação de estudantes licenciados e do corpo docente da Escola Cidadã Integral Técnica Francisca Ascensão Cunha (ECITFAC). As necessidades para essas ações foram identificadas em reuniões com os professores da área de linguagem, a coordenadora pedagógica e o gestor da escola.

Originado para atender estudantes com desafios na aprendizagem da leitura e escrita, o projeto se dirige principalmente aos alunos do Ensino Médio da ECITFAC, localizada nos Bancários, bairro de João Pessoa, e que provêm, em sua maioria, da Comunidade do Timbó. Esta população enfrenta diversas vulnerabilidades e exclusões sociais. O objetivo geral do projeto é responder às demandas levantadas em reuniões com os parceiros da escola, por meio de ações que visem o progresso dos estudantes e o alívio de suas dificuldades de leitura e escrita. Além disso, busca promover a mediação entre a escola e a comunidade, contribuindo para a formação complementar dos estudantes universitários envolvidos no projeto.

Os objetivos específicos incluem a reflexão e a organização coletiva das práticas pedagógicas. Entre as ações propostas estão a realização de oficinas semanais para os alunos da escola, o desenvolvimento de atividades voltadas à produção de gêneros discursivos, com ênfase na redação do ENEM, e a promoção de rodas de leitura literária para incentivar a leitura. Também estão previstas rodas de conversa para professores da área de linguagem (português, inglês, espanhol, educação física e artes), com o intuito de construir conhecimentos específicos e apoiar a elaboração de propostas pedagógicas. Além disso, serão oferecidas formações semanais para bolsistas e voluntários, visando complementar sua formação e prepará-los para o futuro campo de trabalho na educação.

O projeto almeja atingir os objetivos propostos, contribuindo para a formação de qualidade dos alunos licenciandos e para o avanço dos estudantes da escola em suas habilidades de leitura e escrita. Pretende-se também fortalecer a relação entre a escola, a comunidade e a universidade, além de divulgar as ações e resultados por meio de mídias sociais, livros, periódicos e participação em eventos acadêmicos como a Semana de Letras e ENEX.

Fonte:

www.sigaa.ufpb.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *