O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/01/2024

Orlando Otávio

Cordelista, escritor  e compositor.
Data de publicação: janeiro 26, 2024

Naturalidade: Itabaiana-PB

Atividade artístico-cultural: cordelista, escritor  e compositor

Facebook: Orlando Otávio

Instagram: @orlandootavioda

Filho natural de Campo Grande, distrito de Itabaiana-PB, é filho de Odilon Otávio de Oliveira e Maria Francisca da Silva, primo legítimo do Maestro Sivuca.

Escreveu seu primeiro livro relembrando a festa da Conceição nos anos sessenta, homenageando os personagens daquela época, intitulado: “A primeira vez que fui na rua”.

Escreveu um cordel homenageando sua terra – Campo Grande e seu povo. Chamado “O cordel de Campo Grande”.

Escreveu ainda o cordel: “Aboio de Vaquejada no Vale do Paraíba”. Gravou o CD do Terço dos Homens, com 12 músicas de sua autoria. Gravou um CD com a participação do compositor Aracílio Araújo, também filho de Itabaiana, com músicas alusivas à terra comum.

Participou do Forró Fest, por nove vezes, festival este promovido pela TV Cabo Branco e participou do “I Festival de Música Popular em Pombal-PB”, sendo a sua música classificada entre as 12 melhores. Autor do livro “SUCAN, um gostoso veneno” e de várias canções.

O cordelista e compositor preparou um novo cordel, desta vez para se conectar ao combate ao racismo. Trata-se do folheto Zumbi e a consciência negra, com lançamento dia 30 de janeiro de 2024 durante sarau promovido pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba no Salão de Artesanato Paraibano em João Pessoa. Orlando Otávio é membro fundador da Academia, ocupando a cadeira número 09, o patrono Zé Duda.

Sandra da Costa Vasconcelos

Fontes:

https://www.academiadecordel.com.br/orlando-otavio/

https://www.facebook.com/orlando.ota

https://www.academiadecordel.com.br/orlando-otavio-lanca-cordel-em-homenagem-a-ze-da-luz-na-reinauguracao-do-busto-do-poeta/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *