O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 08/09/2016

Orquestra de Câmara Pau Brasil

Tudo começou, com a formação de um coral e um grupo percussivo que utilizava latas para gerar sons. Eram meninos e meninas da comunidade Frei Damião, na periferia de Sousa.
Data de publicação: setembro 8, 2016

Município: Souza – PB

Ano de criação: 2009

Maestro: Espedito Lopes

A orquestra de Câmara Pau Brasil foi idealizada pelo maestro Espedito Lopes, com o objetivo de levar às comunidades da periferia da cidade o ensino e a prática da música instrumental. São beneficiados com o projeto crianças e jovens de famílias de baixa renda.

Tudo começou, com a formação de um coral e um grupo percussivo que utilizava latas para gerar sons. Eram meninos e meninas da comunidade Frei Damião, na periferia de Sousa.

Muito dedicado ao seu trabalho, o maestro Espedito Lopes revela que a Orquestra de Câmara Pau Brasil tem hoje como princípio fundamental e de maior repercussão, o estudo dos mais diversos gêneros musicais, o erudito, o regional e a música popular brasileira. Os jovens estudam e ajudam a divulgar a música instrumental.

A orquestra faz parte do Instituto Acorde de Educação e Cultura de Sousa (ONG), que assiste a mais de 60 alunos que são direcionados ao estudo e à profissionalização musical. A garotada aprende a tocar flauta doce, trompete, sax, clarinete, flauta transversal, violino, viola, trombone, tuba, contrabaixo, cello, além de instrumentos de percussão.

Em 2009, o projeto foi contemplado com recursos do Banco do Nordeste, através do BNB de Cultura. Foram adquirindo instrumentos: violino, contrabaixo, viola de arco e cello. No ano de 2010, o patrocínio veio do programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura.

Fontes:

http://joseliocarneiro.blogspot.com.br/2011/10/musica-promove-inclusao-social-de.html

http://www.cofemac.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2712&Itemid=

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *