Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: João Pessoa – PB
Atividade artístico-cultural: artista plástico
Facebook: https://www.facebook.com/oscar.pinto.773
O artista paraibano Oscar Pinto, natural de João Pessoa, mas radicado na Bahia desde 1978, entrou definitivamente no mundo das artes em 2017, produzindo telas com pastilhas de vidro e participando de feiras de artesanato. Sua primeira exposição foi em 2019, com 12 obras que foram expostas no Boulevard da Perini Graça na capital baiana. O artista retratou paisagens baianas e o seu olhar sobre Salvador em coloridos mosaicos. Seu desejo pela imersão no mundo das artes surgiu após uma viagem a Brasília-DF.
Em visita a sua irmã, residente da capital federal, avistou um quadro na parede que usava a técnica de colagem de pastilha de vidro, ficou tão fascinado com a obra que tentou por conta própria reproduzir uma peça do mesmo material. Engenheiro eletrônico de formação, passou a se dedicar às artes plásticas trabalhando em média seis horas por dia em suas criações. Seu pai mantinha em João Pessoa um ateliê quando Oscar era criança, tornando-se uma grande referência para ele, seu pai além de artista plástico era também fotógrafo.
Produzindo os quadros em uma base fixa de madeira, Oscar aplica a pastilha já recortada, entre as figuras retratadas estão famosos ícones culturais e paisagísticos além de personalidades nascidas na Bahia como a baiana de acarajé, o Farol da Barra, o Elevador Lacerda, Irmã Dulce e o Pelourinho. Em 2020 iniciou suas obras com uma nova técnica de filtros de café usados.
Em 2022, uma nova exposição do artista no átrio do edifício-sede do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), no Centro Administrativo, em Salvador, onde 16 de seus quadros foram feitos com as técnicas de mosaico de pastilhas de vidro e colagem de filtros de café. A exposição foi uma promoção da Assessoria de Ação Social (ASS), por intermédio do Centro Cultural.
Fontes:
http://agendacultural.ba.gov.br/exposicao-de-oscar-pinto/
https://bahiasocial.com.br/exposicao-traz-paisagens-da-bahia-em-coloridos-mosaicos/