O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 12/02/2025

Otto Cavalcanti

Artista Plástico.
Data de publicação: fevereiro 12, 2025

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: Itabaiana-PB                                               

Nascimento: 1930 // Falecimento: 2019         

Atividade artístico-cultural: artista plástico  

Títulos e Homenagens: nomeado cavaleiro da Imperial Ordem Hispânica de Carlos V, em reconhecimento ao seu valor artístico (2014) 

Otto Cavalcanti foi um artista plástico paraibano natural de Itabaiana. Sendo filho de um tabelião dono de cartório, fez carreira no Rio de Janeiro, onde começou como grafista e ilustrador publicitário em revistas, aos 22 anos de idade. Passou a ter contato com desenhistas de vários países, principalmente espanhóis. Impulsionado por isso, mudou-se do Brasil para Europa, com passagens em Londres, Madri e Paris. A primeira experiência no exterior  rendeu-lhe obras abstratas e geométricas, influenciadas por um ambiente frio de clima e humanidade, pela tecnologia e máquinas.

Quando mudou-se para Barcelona, consolidou  sua carreira, sendo conhecido como “el gran maestro brasileño”. Em 2006, Otto passou a visitar o Brasil de forma mais frequente, chegando a produzir obras em Pernambuco e no Ceará, o período no Brasil significou um salto na sua arte. O mar, a comida, as músicas tornaram seus traços mais experimentais. “Fui alimentado com as frutas daqui, água de coco, rapadura, cuscuz, macaxeira, sentindo uma luz do sol brasileiro sempre. Nos meus quadros sempre há alguma coisa deste Brasil, que levo quando viajo”, afirmou em entrevista concedida ao Jornal da Paraíba.

Suas recordações da infância nordestina e as experiências vividas se misturam para dar forma e significado às suas telas. Em 2011, suas obras estiveram expostas em Fortaleza (CE), na mostra individual ‘Otto Cavalcanti – Do Brasil à Catalunha’, com 40 peças em cartaz no Centro Cultural Oboé e, com 62 no Espaço Cultural Unifor. Os trabalhos representaram fases diferentes, já que existiam peças produzidas em 1952 e outras de 2011, e mostravam técnicas que variavam entre óleo sobre tela, óleo sobre madeira, acrílico sobre madeira, desenhos e aquarelas sobre papel. A seleção foi do curador, Heriberto Rebouças, amigo pessoal do artista e de sua esposa, e conhecia bem a trajetória artística do paraibano.

Trabalhou na criação de uma  escultura que seria o troféu do Primeiro Festival Internacional de Cinema de Barcelona Luis Nunes. Em 2014, foi nomeado cavaleiro da Imperial Ordem Hispânica de Carlos V, em reconhecimento ao seu valor artístico. Otto pretendia instalar um museu para que as novas gerações dos seus conterrâneos pudessem conhecer sua obra, onde não encontrou apoio institucional. Otto Cavalcanti deixou com o ativista cultural Fábio Mozart 20 telas para serem expostas em locais públicos. Desde então, essa mostra já foi instalada na Galeria Archidy Picado, no Espaço Cultural em João Pessoa, Fundação Casa de José Américo, Centro Cultural Ariano Suassuna e sede da Prefeitura Municipal de Itabaiana. 

Alguns dos seus quadros encontram-se no Museu Virtual, organizado pela jornalista Socorro Almeida, em Itabaiana. Otto faleceu em 2019, aos 89 anos de idade, em Barcelona. 

Fontes:

https://jornaldaparaiba.com.br/cultura/artista-plastico-paraibano-reconhecido-na-espanha

https://tribunadovaleonline.blogspot.com/2019/07/morre-em-barcelona-o-artista-plastico.html

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1735556

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *