Naturalidade: Cajazeiras-PB
Nascimento: 29 de junho de 1930
Falecimento: 2 de maio de 2003 (72 anos)
Nascido em Cajazeiras, município do sertão paraibano, o Padre Pedro Aquino Rolim pertencia a uma família humilde. Seus pais Josué e Ernestina enfrentavam diversas dificuldades para sustentar a família, então ambos decidiram se mudar para o Ceará.
Em 1949, com apenas 19 anos, Pedro entra no Seminário Menor em Limoeiro do Norte no Ceará. Em seguida, passa a fazer parte do Seminário Maior, na Prainha, em Fortaleza.
Para seguir no sacerdócio, estudou Filosofia e Teologia. Foi ordenado como presbítero em 2 de dezembro de 1962 por imposição das mãos de Dom Antônio de Almeida Lustosa, na época Arcebispo Metropolitano de Fortaleza. Também regiu a Paróquia da Morada Nova, permanecendo lá de 1964 a 1989.
Em 1991 foi admitido no clero diocesano de Iguatu, sendo nomeado administrador paroquial Piquet-Carneiro por decisão do Bispo Diocesano Dom José Mauro lá permaneceu até 1994. Também substituiu o padre Sebastião Sá na paróquia da Senhora Sant’ Ana onde permaneceu até 1998. Depois foi assumir a Paróquia de Nossa Senhora da Glória em Mombaça. Em 2003 após 41 anos dedicados ao sacerdócio, o padre Pedro Aquino Rolim faleceu aos 72 anos.
Ele teve sua obra social reconhecida na assistência aos necessitados, o padre se empenhou nas construções das capelas do sítio Bento Rodrigues, sítio Santa Rita, sítio Bom Jesus, Vila Betânia e Vila Iracema, bem como dos prédios da Pastoral do Menor e do Lar do Irmão Carente. Em sua homenagem foi instituído o “Dia Municipal da Paz” (Lei Municipal N° 552/2006, de 20 de novembro de 2006 ), comemorado anualmente no dia 2 de maio.
No dia 22 de novembro de 2016 foi inaugurada a reforma e ampliação da unidade básica de saúde – UBS Padre Pedro Aquino Rolim, no bairro São José, durante o “ Viva Mombaça 2016“ em comemoração ao 165° aniversário de fundação do município de Mombaça.
Jonas do Nascimento
Fontes:
https://www.diocesedeiguatu.org.br
https://pt-br.facebook.com>photos