Município: João Pessoa – PB
Localização: Ernesto Geisel
Ano de criação: 1999
Mês de realização do evento: Março
Local de realização: Praça pública
A Paixão de Cristo – Auto de Deus é um dos eventos religiosos mais tradicionais do Bairro Ernesto Geisel. Apresentada durante a Semana Santa, a peça conta com a participação de mais de 60 atores e reúne anualmente um grande público.
O projeto nasceu quando um grupo de jovens e crianças da Paróquia Santo Antônio de Pádua decidiu se reunir para montar uma apresentação que representasse alguns trechos da Bíblia, como alternativa para suprir a falta de uma programação que celebrasse o período da Semana Santa na comunidade.
O espetáculo é desenvolvido por meio de flashbacks, pelos quais Jesus Cristo narra a sua vida momentos antes de sua crucificação, morte e ressurreição. Essa reprodução das memórias do personagem bíblico não obedece a uma ordem cronológica, pois as cenas são apresentadas de acordo com a relevância de cada passagem. Com texto e direção do professor Everaldo Vasconcelos, o evento é realizado pela Cenarium Produções Artísticas.
Tudo é organizado nos mínimos detalhes. O elenco chega a ensaiar durante 12 horas diárias na preparação para a temporada anual de apresentações. O resultado é uma emocionante encenação que atrai uma média de dois mil espectadores por noite, que se encantam com a qualidade da interpretação, figurino e iluminação. “Todos os anos procuramos modificar um pouco o roteiro da peça para termos algo novo para mostrar ao público”, contou Geovanny Vitorino, um dos fundadores do grupo que compõe o espetáculo.
No ano de 2016, a Paixão de Cristo – Auto de Deus foi estrelada pelos atores Adilson Lucena interpretando Judas, Tony Silva como o Arcanjo Miguel, Romildo Rodrigues representando o Anjo Gabriel, além de Petrúcio Medeiros no papel de Jesus Cristo e das apresentadoras Suzanna Alcantâra, como Maria e Priscila Paes, na pele de Maria Madalena. A dramatização foi dirigida por Geovanny Vitorino, com a assistência de Evandro Medeiros.
Durante os ensaios para mais uma temporada, Geovanny falou sobre o processo de preparação dos atores. “Cada vez mais o cuidado aumenta, porque nem sempre o que a pessoa identifica que quer fazer é o apropriado, bem como aqueles que fazem um mesmo personagem há muito tempo podem ser motivados a um novo desafio e mudar. Estamos fazendo um laboratório individual para que todos participem com qualidade”, revelou.
O elenco se envolve em cada parte da montagem da peça que revive a história do Messias. Motivados pela fé e pela paixão por atuar, os intérpretes acreditam que a arte é também uma forma de evangelizar o público e relembrar os momentos vividos e os ensinamentos pregados pelo personagem mais influente da história da humanidade.
A figurinista Sanzia Márcia destacou a importância econômica e cultural da programação. “É um grande evento que movimenta toda a cidade. Participam pessoas de todas as comunidades, aquece o comércio e cria oportunidades de geração de renda para milhares de famílias. É uma atividade que acima de tudo incentiva a arte, a cultura e valoriza os artistas da terra”, ressaltou.
Fontes:
http://www.paraiba.com.br/2016/02/08/38467-definido-elenco-da–paixao-de-cristo–auto-de-deus-2016
http://www.manchetepb.com/paixao-de-cristo-sera-realizada-na-praca-publica-do-geisel-em-joao-pessoa/
http://www.portaldolitoralpb.com.br/definido-elenco-da-paixao-de-cristo-auto-de-deus-2016/
http://www.joaopessoa.pb.gov.br/companhias-se-preparam-para-encenar-paixao-de-cristo-nos-bairros/