O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 09/07/2020

Palacete dos Lundgren

O Palacete foi construído no século passado para hospedar o Coronel Frederico Lundgren e está localizado no município de Rio Tinto.
Data de publicação: julho 9, 2020

Município: Rio Tinto-PB

Localização: R. Regina I, Rio Tinto – PB, 58297-000

O Palacete foi construído no século passado para hospedar o Coronel Frederico Lundgren e está localizado no município de Rio Tinto. A construção possui 3 andares e era decorada com um rico mobiliário, tapetes italianos, lustres e azulejos, seguindo o estilo arquitetônico das vilas operárias de Manchester (Inglaterra) e Berlim (Alemanha).

A Família Lundgren era de origem sueca e começou seu império na região em 1917, finalizando em 1924 sua fábrica, a Companhia de Tecidos de Rio Tinto. Da fábrica, originou-se a cidade, pois antes aquele território era apenas uma pequena vila do município de Mamanguape. Tamanha era sua influência que Getúlio Vargas visitou apenas Rio Tinto no estado da Paraíba, sendo convidado pela família para um grande jantar no Palacete.

Além de moradia, no local funcionava uma espécie de tribunal para que os altos funcionários julgassem os operários e moradores que não obedeciam à ordem estabelecida pela família Lundgren.

Quando a Segunda Guerra Mundial começou, inúmeros alemães fugindo da guerra se estabeleceram na cidade para trabalhar na fábrica, desagradando os trabalhadores e moradores locais que acreditavam que submarinos alemães rondavam a área e traziam essas pessoas.

Nessa época, surgiram muitos boatos sobre o Palacete. A população suspeitava que ele possuía “um ninho de metralhadoras antiaéreas”, o que causou pânico quando um avião que saiu do Rio Grande do Norte caiu no litoral da região por falhas técnicas. Além disso, os moradores acreditavam que a construção do palacete seria para abrigar Adolf Hitler.

Em 18 de agosto de 1945, os moradores recebiam a notícia do final da guerra e a derrota dos nazistas. Revoltados, eles invadiram o palacete e saquearam, quebrando tudo e exigindo que os estrangeiros fossem deportados.

Hoje, o palacete não possui horário disponível para visitação oficial e nem estrutura turística. Ele está localizado mais precisamente no bairro de Vila Regina, mas hoje a área pertence a aldeia Monte Mor dos potiguaras.

Grace Vasconcelos 

Fontes:

http://trilhasdospotiguaras.pb.gov.br/pt-br/destinos-e-trilhas/rio-tinto/casarao-dos-lundgren/

https://oreversodomundo.com/2018/09/21/rio-tinto-paraiba/

http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/10958/1/PDF%20-%20Severino%20do%20Ramos%20de%20Sousa%20Silva.pdf

https://web.archive.org/web/20100609001609/http://www2.uol.com.br/JC/_2000/2011/cp2011_1.htm

https://tokdehistoria.com.br/tag/companhia-de-tecidos-rio-tinto/

https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_diversidade/mulheres-cacique-fazem-historia-e-lideram-tribos-dos-potiguara-na-paraiba-2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *