Pesquisa e texto: Maria Eduarda Marques
Naturalidade: Areia- PB
Nascimento: 19 de dezembro de 1938
Atividade artístico-cultural: líder comunitária e educadora popular
Atividade profissional: agricultora e fitoterapeuta
Palmira Sérgio Lopes é uma fitoterapeuta e educadora popular, com trabalhos de destaque no âmbito do conhecimento popular, saúde e associativismo comunitário. Criada pela avó, na zona rural do sertão paraibano, aprendeu desde cedo a prática e utilização das plantas medicinais para tratamento de doenças.
Em 1980, foi convidada para participar do MOPS (Movimento Popular de Saúde), onde permaneceu até 1996, nesse período, foi uma figura fundamental para a implantação do SUS no estado. Já no início da década de 90, desenvolveu projetos comunitários junto à Universidade Federal da Paraíba – UFPB, acerca dos conhecimentos fitoterápicos. Além disso, foi homenageada no I Encontro Nordestino de Educação Popular em Saúde, em 2010, promovido pelo Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde.
No ano de 2019, pela Editora CCTA foi publicado o livro “Práticas populares de cuidado, ação comunitária e promoção da saúde: experiências e reflexões”, uma obra que reúne sua trajetória, narrativas, sabedorias e experiências trabalhando com saúde e educação popular. A publicação é considerada uma importante ferramenta para a valorização das práticas populares como medida complementar do cuidado em saúde, além de contribuir para o reconhecimento do trabalho desempenhado por essa grande ativista. Ainda em 2019, foi homenageada no Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, um dos principais encontros acadêmicos e científicos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.
Dona Palmira participou ainda de movimentos pelo direito à terra, de mulheres, católicos e entidades políticas, tornando-se também um símbolo de luta em prol das classes populares. Atualmente, vive no Assentamento Novo Salvador, no município de Jacaraú, lá, permanece atuando com fitoterapia no MOSP, também participa de eventos e ações comunitárias, utilizando esses espaços para disseminar suas experiências e saberes.
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmira_S%C3%A9rgio_Lopes
https://www.youtube.com/watch?v=EPO_Tc4TKKU