Município: Belém-PB
Endereço: Rua da Matriz – Centro.
Ano de construção: 1917
A fundação da Paróquia Sagrada Família surgiu com o desmembramento das Paróquias de Serra da Raiz e depois de Pirpirituba. A cerimônia canônica aconteceu em 11 de março de 1989, decretada pelo bispo diocesano Dom Marcelo Pinto Carvalheira. Na época, tinha como vigário Paroquial o Padre Celestino Tino Grillo e como vigário cooperador o Pe. Pedro Alexandre. Iniciou-se como uma pequena capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição, e as celebrações eram realizadas pelos padres de Serra da Raiz. Em 1934, foi concluída uma grande reforma na capela, que ainda hoje se conserva num belo estilo Renascentista.
O altar mor da Igreja Matriz da Sagrada Família de Belém foi construído pelo então administrador paroquial padre Pedro Gomes Bezerra e inaugurado no dia 01 de novembro de 2007, através da benção solene proferida pelo sacerdote. A data de inauguração coincidiu com o dia da solenidade católica de Todos os Santos.
Esculpido pelo artesão paraibano João Numero, o altar mor da igreja matriz impregnou no interior deste templo católico mais elementos de arte e religiosidade. Já as imagens sacras foram esculpidas pelo artesão Aldo, da cidade pernambucana de Tracunhaém.
Na formação original do altar mor estão dispostas nos nichos laterais as imagens sacras dos arcanjos São Miguel e São Rafael e de São Pedro e São Paulo. Na base do altar está a imagem do menino Jesus, de Maria e de José, representando a Sagrada Família. No topo do altar uma grande pomba representando o Espírito Santo e nas laterais da base os símbolos do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%B3quia_Sagrada_Fam%C3%ADlia_%28Bel%C3%A9m_da_Para%C3%ADba%29