Pesquisa e texto: Surama Marjouri
Endereço: R. Cel. José Gomes de Sá Filho – Jardim Oceania, João Pessoa – PB – 58037-325
Instagram: @parqueparahyba
Entrada: Gratuita
Horário de Funcionamento: 24 horas. Todos os dias da semana
O Parque Parahyba I possui 150 mil metros quadrados e inclui uma área ampla de calçadas que contornam todo o seu perímetro, áreas de playground, bancos, ciclovia, quadras de areia, campos ao ar livre, sinalizações, brinquedos, áreas verdes com gramas, espaço para plantações de mudas e estacionamento. Foi inaugurado no dia 12 de março de 2017.
A obra é considerada de mobilidade urbana, com investimentos em torno de R$3 milhões do Governo do Estado. Localizado no trecho Leste dos canais, no Jardim Oceania, este é o primeiro parque público acessível no bairro do Bessa, em João Pessoa, na Paraíba, com uma rota de 5,7 km ou 8.000 mil passos.
O Parque Linear Parahyba I está inserido em uma Área de Preservação Permanente, onde a fauna e a flora estão sendo resgatadas com a recuperação de um espaço, antes degradado. O lixo e o abandono deram lugar à prática de esportes, recreação e integração da comunidade com o ambiente natural, de cunho social inclusivo.
O primeiro trecho executado recebeu calçadas de contorno, para caminhadas em piso intertravado, que, além de antiderrapante e conter sinalização tátil para os portadores de necessidades especiais, é impermeável e absorve as águas das chuvas. São 11 rampas de acessibilidade, 50 bancos, bicicletários e estacionamentos com vagas para idosos e cadeirantes. A ciclovia foi idealizada no contexto do parque, com lazer e contemplação, podendo o usuário utilizá-la para várias práticas recreativas e esportivas, tais como: skate, patins, patinetes, etc.
Segundo a superintendente da Suplan, a engenheira Simone Guimarães: “O Parque foi projetado com o intuito da interação social, de modo que todos usuários, fossem eles pessoas com alguma deficiência física ou não, seriam capazes de usufruir do espaço e dos equipamentos públicos instalados”. Tal ideal concretiza mais uma política pública do Governo do Estado, de tornar efetiva a inclusão social da pessoa com deficiência, sempre levando no projeto a indicação inclusiva e a divulgação das informações adequadas à população.
Ainda com esse objetivo, foi implantado nesta zona, áreas capazes de receber crianças com mobilidade reduzida e/ou intelectuais, onde terão a oportunidade de brincar e desenvolver atividades cognitivas e sensoriais, motivando sensações prazerosas que beneficiam o aumento da autoestima e percepção.
É aberto ao público 24h, não existem áreas fechadas. Foi totalmente pensado para a população, que também administra e cuida do Parque. A obra passou a melhorar a qualidade de vida da população, levando mais saúde e até interação entre os moradores. Existem histórias de pessoas que passaram a conhecer seus vizinhos de prédio, depois da inauguração do Parque Linear Parahyba I.
No que diz respeito a receptividade e participação popular no projeto, desde o início a área conta com a formação do Comitê Parque Parahyba I, criado pelos moradores, presidida por Dema Macedo, que inclusiva trouxe o evento @feiradaspulgasjp para as imediações e entornos da Zona. Ainda vale destacar as ações de reflorestamento do Parque Parahyba, com as plantações de mudas de espécies nativas.
Outros equipamentos instalados no Parque
Apesar de o Parque ter todos os seus espaços acessíveis, foi projetado uma praça totalmente inclusiva, criada para despertar todos os sentidos das crianças com alguma deficiência ou necessidade especial, composta por 06 brinquedos acessíveis: 01 xilofone, 02 jogos de memória, 01 ábaco e 02 timões de navio. Este espaço ainda abriga um jardim sensorial com 60 jarros com plantas que exalam cheiro (despertar o olfato), 03 casinhas acessíveis de madeira, 01 mesa em tora de madeira para colocar areia (desenvolver o tato das crianças), 05 conjuntos de mesas de jogos com área para cadeirantes e 01 túnel, com pintura em grafite com tema de floresta para explorar a agilidade dos pequenos.
Praça de Playground: A praça abriga diversos brinquedos para a criançada, tais como: 06 balanços, 06 gangorras, 01 arvorismo (composto por escorregas, escaladas e ponte), todos em madeira de eucalipto; 01 trenzinho em chapa de aço para as crianças tirarem fotos e 02 túneis em concreto com pintura temática infantil em grafite.
Praça da Academia e Jogos: composta por 05 equipamentos de musculação – 02 pranchas de abdominais; 01 escada de alongamento; 01 conjunto de barras paralelas baixas; 01 conjunto de barras triplas altas e 05 conjuntos de mesas para jogos com espaço para cadeirantes.
ParCão: É um Espaço Pet reservado para o treino de animais com 03 obstáculos de Agility como a rampa, a barra e o pneu para saltos.
Áreas de Vivência (piquenique): Áreas reservadas com 10 conjuntos de mesas e bancos na areia para recreação dos usuários.
Fontes:
https://suplan.pb.gov.br/noticias/parque-linear-parahyba-arquitetura-urbanismo-e-acessibilidade