Município: Maturéia – PB
1ª Edição: 2014
Instagram: https://www.instagram.com/passarinhandonojabre/
O Passarinhando no Pico do Jabre é um evento anual de observação de aves, ele é organizado pelo Casarão do Jabre e acontece no Parque Estadual Pico do Jabre, localizado no município de Maturéia, no Sertão paraibano.
O evento tem como objetivo fomentar a preservação das aves por meio da consciência ambiental, estimulado pelo conhecimento das espécies, além de incentivar o turismo ecológico e contribuir para geração de renda.
O município de Maturéia é um dos melhores locais a céu aberto para observar objetos astronômicos no Brasil, e também para observação de aves. Segundo Wylde Vieira, especialista em aves, o clima e a formação geológica do local contribuem para que eventos desse tipo aconteçam.
A região apresenta bastante umidade e com uma vegetação diferenciada, pois é onde a Caatinga e Mata Atlântica se juntam, além de possuir uma grande diversidade de aves desses dois biomas.
A ornitóloga Andreza Amaral cita algumas espécies que a região do Jabre abriga e inclusive espécies ameaçadas de extinção, o jacu (Penelope jacucaca, guaracava (Elaenia chilensis), o bigodinho (Sporophila lineola), Juruviara (Vireo chivi), papa-lagarta (Coccyzus melacoryphus), golinha (Sporophila albogularis) e entre outros.
Durante os três dias, os turistas e amantes de aves terão uma imersão nesse mundo, com a realização de palestras, observação e caminhadas por trilhas em plena zona da Caatinga paraibana. No Brasil, existem cerca de 1,9 mil espécies de aves, das quais, muitas delas não são encontradas em outros países do mundo.
Maiara Alves
Fontes:
https://www.destinoparaiba.pb.gov.br/agenda/10o-passarinhando-no-jabre-matureia-pb/
https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_paraiba/projeto-garante-observacao-de-aves