Pesquisa e Texto: Kauan Nascimento
Supervisão Editorial: Eduardo Gomes | Simone Eliz
Naturalidade: Campina Grande – PB // Radicado em: Lagoa Seca – PB
Atividades artístico-culturais: musicista, produtor musical e pesquisador
Formação acadêmica: Graduado em Música – UFCG (2022)
Canais de Contato:
Instagram: (@mpaulinoalves)
Whatsapp: (83) 9-8842-8572
Matheus Paulino Alves, conhecido no campo da música paraibana como Paulino, é natural do município de Campina Grande (PB). Iniciou a sua trajetória ainda na infância, onde foi apresentado ao violão, que começou a estudar de forma autodidata. Desenvolveu, desde cedo, uma relação intensa com a música. Ao seguir com seus interesses pessoais nas suas atividades escolares, Paulino organizou durante a sua adolescência a banda Fora de Sala, onde realizou apresentações entre os anos de 2013 e 2015.
O contato com a música se manteve firme na sua formação acadêmica. Em 2022, o musicista concluiu o bacharelado em Música pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi neste período que Paulino se especializou em produção musical, fonográfica e desenho sonoro, sendo estas as principais frentes de atuação profissional. Alinhado à sua formação acadêmica, ele ainda realizava apresentações em bares e eventos particulares em Campina Grande. Em 2024, ingressou no Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e segue com estudos no campo da música na Linha de Pesquisa de Entretenimento e Indústrias Criativas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC).
Entre os principais trabalhos desenvolvidos por Paulino, destacam-se a direção de áudios do curta-metragem A Feira Fala (2023), realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. O músico também presta serviços ao Teatro Municipal Severino Cabral, onde participa do projeto Quintas Artísticas, um programa da Prefeitura de Campina Grande que busca dar visibilidade a artistas locais por meio de apresentações semanais na sala Paulo Pontes do Teatro Municipal. Além disso, Paulino realiza gravações de podcast no Studio C, ambos situados no Teatro Severino Cabral.
Fonte:
Todas as informações presentes neste verbete foram checadas diretamente com o interlocutor (Paulino).
Créditos da Imagem:
Acervo Pessoal