Pesquisa e texto: Débora Luz
Naturalidade: Sapé – PB
Nascimento: 1960
Atividade artístico-cultural: artista plástico
Instagram: @atelierpaulodelira
Site: www.paulodelira.com.br
Paulo de Lira, artista plástico paraibano, escolheu a paradisíaca Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, como casa há mais de quatro décadas. Nessa cidade litorânea, encontrou não só um lar, mas também inspiração para suas obras, que frequentemente remetem a paisagens praianas.
Tanto em sua galeria física, quanto em seu site (utilizado como ateliê virtual), Paulo exibe uma variedade de obras que vão além do tradicional. Suas criações incluem esculturas e pinturas que desafiam a dimensão plana das superfícies, como as intervenções realizadas nos quadros “Ala das Baianas” e “Faixa de areia Ipanema”, onde elementos fincados sobre a dimensão de um piso Eucatex dão uma dimensão tridimensional.
Por meio das aquarelas, Paulo de Lira retrata o curso do Rio Paraíba em 13 cidades paraibanas, revisitando imagens da sua infância e explorando municípios que nunca havia conhecido pessoalmente. Seus trabalhos capturam tanto o curso natural do rio, quanto as intervenções humanas, como a Ponte de Guarita, na cidade de Itabaiana Além das paisagens, a arquitetura local também é tema de suas obras, como pode ser observado na representação das casas do centro de Salgado São Félix, onde suas aquarelas ressaltam a beleza das construções com cores vivas sobre o papel poroso.
Paulo de Lira concentra-se em produzir um trabalho original e único, exibido em exposições individuais e coletivas ao longo dos anos. Membro de diversas associações e agraciado com várias medalhas e títulos de reconhecimento, seu talento transcende fronteiras, sendo premiado inclusive internacionalmente.
Em 2022, lançou o livro autobiográfico “Navegando entre Rios e Mares”, que retrata passagens marcantes de sua vida, mediado por fotos de época e registros de seus trabalhos artísticos. Apesar das mudanças e dos desafios que enfrentou ao longo de sua jornada, Paulo de Lira mantém-se fiel à sua vocação artística, deixando um legado de criatividade e originalidade que inspira não apenas seus contemporâneos, mas também as gerações futuras.
Fontes:
http://paulodelira.com.br/?page_id=204