Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 07 de setembro de 1992
Formação: Designer Gráfico pela Faculdade Estácio; Comunicação em Mídias Digitais pela Universidade Federal da Paraíba
Atividades artístico-culturais: ilustrador, quadrinista, designer e roteirista
Site: https://www.behance.net/paulohmoreira
Facebook: https://www.facebook.com/paulomoreirap/
Os primeiros desenhos de Paulo Moreira eram reproduções do que via nas revistas que lia e nas animações que passavam na televisão. Clássicos como “Cavaleiros do Zodíaco” e “Dragon Ball” foram responsáveis por aflorar as habilidades com o lápis e o papel. “Eu pausava muita fita cassete pra desenhar o que via na TV”, conta o ilustrador. Os desenhos animados deram lugar para outras inspirações e, hoje em dia, Paulo demonstra interesse pelo trabalho de artistas como Rafael Albuquerque – responsável pela HQ Vampiro Americano –, e Marcelo Quintanilha – autor de Hinário Nacional.
Os traços desenvolvidos em casa passam a ganhar mais técnica quando, em 2009, Paulo começa a fazer aulas com o designer João Mário, no Studio Made in PB. Em 2012, o que até então era considerado como apenas um passatempo e torna-se trabalho. A partir daí, o desenhista começa a trabalhar como freelancer. De ilustrações elaboradas para um livro de RPG a desenhos feitos para estúdios de tatuagem, o artista foi percorrendo várias áreas das Artes Visuais até chegar às tirinhas e histórias em quadrinhos.
Em 2015 participou da HQ “Um Cara Que Caiu do Céu”, com roteiro de Charlles Lucena. Cada página desse projeto foi feita através da contribuição de vários artistas como Shiko, Gabriel Jardim, Felipe Nunes, Jack Herbert, entre outros. Já em 2016, em parceria com um amigo, Ribamar Netto, elaborou o projeto Sonetto, um livro de poemas ilustrado. Nesse mesmo ano fez a primeira postagem da sua página de tirinhas no Facebook; voltadas, em sua maioria, para situações do cotidiano e com ar nostálgico e regional, elas foram responsáveis por impulsionar o projeto que mais tarde tornou-se sua primeira HQ publicada: Operação Dragão Negro.
Lançada em 2017, a HQ Operação Dragão Negro conta a história de Romero, um menino de quinta série que começa a gostar de uma garota do colégio, mas como todo moleque da sua idade, ele acaba descobrindo que não é o único, pois Junio, da sétima, já falou antes que gostava dela. Com esse impasse, Romero vai precisar da ajuda de seus amigos, Bola e os gêmeos, pra tentar alcançar a sua “amada”. Ambientada nos anos 2000, muitas referências utilizadas na história remetem à própria infância de Paulo. “Além do jeito de falar, a personalidade dos meninos refletia um pouco a minha e dos meus amigos. Fiz os locais baseados nas casas do bairro dos Ipês, então, existe essa mistura entre o real e o imaginário”, conta o quadrinista.