O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 01/09/2017

Paulo Nunes Batista

Cordelista e escritor paraibano. Radicou-se em Goiás (GO).
Data de publicação: setembro 1, 2017

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 02 de agosto de 1924/ Falecimento: 01 de dezembro de 2019

Atividades artístico-culturais: cordelista e escritor

 

O poeta já nasceu cercado por intelectuais e cordelistas: foi o nono filho de Francisco Nunes Batista, um dos grandes pesquisadores da poesia popular, autor da primeira antologia de poesia de cordel, Cantadores e poetas populares (1929). Ao longo de sua vida escreveu dezenas de folhetos de cordel especialmente no subgênero conhecido como ABC. Alem de cordelista, escritor e contista é advogado e jornalista.

Pelas suas posições e convicções políticas Santana e Oliveira narra, que: “Na década de 1930, foi preso em diversas cidades brasileiras, pela sua participação e envolvimento com o Partido Comunista”. Embora se tenha conhecimento do fato e se dizendo comunista, Nunes jamais se agregou oficialmente a qualquer legenda política.

Em relação as suas atividades intelectuais e culturais, faz parte de algumas instituições, ocupando a cadeira de número 8 da Academia Goiana de Letras, na qual foi empossado em 31 de agosto de 2000. Publicou mais de 130 folhetos de cordel e 28 livros de contos e poemas grande número através da Editora e Gráfica Franciscana. Desta forma, seus escritos estão presentes na literatura brasileira.

Sua formação intelectual teve inicio em João Pessoa onde estudou o primário. Em Goiânia concluiu o curso de Madureza, “do curso de educação de jovens e adultos Após – e também do exame final de aprovação do curso – que ministrava disciplinas dos antigos ginásio e colegial, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1961”, como registra Santana e Oliveira. Formou-se em Direito, na Faculdade de Direito de Anápolis, em 1977.

Após morar em vários estados do Nordeste Alagoas e Bahia, Sudoeste Rio de Janeiro e São Paulo e Minas Gerais, em 1947 fixou residência em Anápolis, no estado de Goiás. Ali, em 1949, publicou o seu primeiro folheto de cordel pela Tipografia do jornal A Luta. Em 1969, por concurso público, ingressou no Fisco Estadual e trabalhou em diversas cidades goianas. Paulo Nunes Batista faleceu em Anápolis-GO em 01 de dezembro de 2019, aos aos 95 anos.

 

Fontes:

https://www.hedra.com.br/livros/cordel-paulo-nunes-batista

https://memoriasdapoesiapopular.com.br/2014/12/15/poeta-paulo-nunes-batista-sintese-biografica/

Pesquisador: José Paulo Ribeiro, e-mail: zepaulocordel@gmail.com.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *