Localização: Araruna- PB
Distancia de João Pessoa: 165Km
Via de acesso: BR 101
O Parque Estadual da Pedra da Boca, criado pelo Decreto Governamental nº 20.889 de 7 de fevereiro de 2000, está localizado na porção norte do município brasileiro de Araruna, no estado da Paraíba, divisa com o Rio Grande do Norte.
Com área de 157,25 hectares, o parque está inserido no bioma da caatinga, onde as configurações geológicas e geomorfológicas são ímpares e atrativas aos estudiosos, turistas, visitantes e adeptos dos esportes radicais.
O parque possui um conjunto rochoso de composição granítica porfirítica, com vestígios de gnaisses e quartzitos, que apresentam faces arredondadas e extensas caneluras que vão do cume ao chão. Oferece uma grande variedade de trilhas desde leves caminhadas até trilhas com passagens com certo nível de dificuldade com a Garganta do Diabo ou a Gruta do Morcego. Pedra da Boca é bem conhecido pelos escaladores de todo o Brasil.
Encontra-se incrustado nos contrafortes da Serra da Araruna e da Serra da Confusão, ambas as formações no planalto da Borborema. A denominação Pedra da Boca advém da existência de uma formação rochosa de aproximadamente 336 metros de altura, a qual apresenta uma cavidade provocada por séculos de erosão, cuja configuração lembra uma boca gigante prestes a abocanhar algo.
Estima-se que exista na área ao menos 21 espécies de répteis e anfíbios, 16 espécies de mamíferos e 125 de plantas. Algumas cavernas apresentam escrituras rupestres.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Estadual_da_Pedra_da_Boca
http://martinhoalves.blogspot.com.br/2008/11/pedra-da-boca.html
Uma resposta
Que lindo parabéns pelo trabalho maravilhoso naturezas que nos proporcionou para todos os seres humanos que Deus criou junto com a natureza humana parabéns Brasil