O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 20/11/2022

Pedra do Navio

O sítio arqueológico Pedra do Navio é um grande afloramento rochoso contendo pinturas e gravuras rupestres localizado a 4 km (oeste) da zona urbana do município paraibano de Puxinanã.
Data de publicação: novembro 20, 2022

Município: Puxinanã – PB

O sítio arqueológico Pedra do Navio é um grande afloramento rochoso contendo pinturas e gravuras rupestres localizado a 4 km (oeste) da zona urbana do município paraibano de Puxinanã, na mesorregião Agreste, mais precisamente na localidade Espinheiro, distante 18 km de Campina Grande. O testemunho identificativo deste sítio são inscrições pintadas e gravadas em sua face nordeste. A Pedra do Navio é um imponente bloco em rocha gnaisse repouso em uma porção mais alta da ondulada paisagem acatingada do sítio Espinheiro. Dali, observa-se outros afloramentos rochosos por todos os lados, aliás, esta é uma característica marcante da zona rural de Puxinanã.  

Possui aproximadamente 12m de altura, encimado por espécies cactáceas e bromeliáceas. Sua visualização à distância se assemelha a uma proa de navio, deriva-se desta peculiaridade a sua denominação. Sua face leste é atualmente utilizada como parede de um curral de gado e toda a área defronte ao painel rupestre é constantemente utilizada para fins agrícolas, inviabilizando, em grande medida, possíveis escavações arqueológicas. A face imediatamente oposta ao ornado com inscrições, contém vários blocos sobrepostos, de tamanhos variados, organizados de tal forma que se torna aprazível a estada naquele local (além de se estar protegido), talvez tenha sido ali que o pesquisador José de Azevedo Dantas nos idos de setembro de 1926 tenha testemunhado o achado de „antigas ossadas humanas e alguns ornatos indígenas como pedras polidas, apitos, etc‟ (DANTAS, José de Azevedo. Indícios de Uma Civilização Antiquíssima. João Pessoa: A União, 1994.)  

O painel gráfico possui 6m por 3,4m de altura e é majoritariamente composto de pinturas em tonalidade vermelha, apresentando diversos símbolos ambíguos e geométricos, além de grades e manchas. As gravuras são divididas em dois grupos, os símbolos raspados e os capsulares levemente picoteados; ambos estão distribuídos na área espacial inferior direita do painel, lugar que curiosamente possui pouquíssimas pinturas, e quando existem estão localizadas centímetros acima das gravuras, nos dando a idéia de que a diferenciação, por parte de seus executores, fosse proposital. A Pedra do Navio possui proximidade com os sítios arqueológicos Várzea da Barriguda, Portela, Várzea de Lagoa e Pedra do Dinheiro, ambos na zona rural de Puxinanã.

Suzana Sousa 

Fontes: 

 http://jonatasarquivos.blogspot.com/2010/05/sitio-arqueologico-pedra-do-navio-em.html 

https://portaldocurimatau.com.br/2021/03/31/conheca-as-sete-maravilhas-naturais-de-nova-palmeira-pb/