Município: João Pessoa-PB
Surgimento: 2018
Integrantes: João Paulo Rodrigues de Lima (baixo e sanfona), Eraldo Kelvin Brasil de Azevedo (bateria e voz), Bianca Dias (viola e voz) e Caio Lopes Rodrigues (Voz e guitarra).
Gênero musical: Nordeste Alternativo
Instagram: https://www.instagram.com/permeiabanda/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCpIDFY4hN6qDIAKKKJxXVIQ
Fundada em 4 de março de 2018 em João Pessoa, Permeia é uma das talentosas bandas Paraibanas que englobam a nova cena local da capital. Formada por João Paulo Rodrigues de Lima (baixo e sanfona), Eraldo Kelvin Brasil de Azevedo (bateria e voz), Bianca Dias (viola e voz) e Caio Lopes Rodrigues (Voz e guitarra).
Permeia vem da interseção entre as várias formas de se pensar no mundo, baseado na oratória das religiões de matrizes africanas em que explica a criação do universo semelhantes a cabaças que estão contidas, uma dentro da outra, da mesma maneira, a cabeça externa estaria contida na mais interna, de forma que todas elas se ligam.
A banda se considera adepta do estilo “Nordeste Alternativo”, por acreditar que o nome representa de forma mais precisa o som que fazem, mas sem fechar as portas pra outras influências que vierem surgir, já que suas inspirações vão de Alceu Valença à Pearl Jam, e dentre isso, um enorme espectro de artistas que inspiram individualmente cada integrante, mas que acabam se encontrando com o grupo unido.
A história da banda começou quando João Paulo viu um storie de Caio no instagram da “música melhor que vodka ” e o convidou para tirar um som. Nesse encontro surgiu a proposta de se tornarem uma banda. Caio já tinha José Jordão em mente para tocar guitarra, enquanto ele ficaria com voz e violão/guitarra e João Paulo no baixo, porém, após alguns ensaios Jordão decidiu se afastar por problemas pessoais. Conversando com um amigo sobre a banda, Caio descobriu que um amigo baterista vinha de Sergipe para João Pessoa dentro de uma semana, e mesmo sem ninguém se conhecer, aconteceu o convite, o ensaio e Eraldo entrou na banda.
Por quase um ano e meio a banda era composta por um Power trio, baixo, bateria e guitarra, mas ainda faltava pelo menos mais um violão ou guitarra. Foi aí que durante o evento “Quintal da Permeia” João Paulo e Eraldo conheceram Bia, surgiu a ideia do convite. Desde então, Bia assumiu a viola como principal instrumento, revezando o baixo com João Paulo quando necessário.
Apesar de sentirem que a formação da banda ainda não está completa, a Permeia sente que já consegue expressar de forma mais efetiva o som que tocam. A banda segue em atividade até os dias de hoje, e tem seu material disponível na internet.
Fonte: Entrevista com a banda por Matheus Heleno