Município: João Pessoa – PB
Picãozinho é uma formação de recifes, localizado a cerca de 1500 metros da Praia de Tambaú no litoral da capital paraibana. As piscinas naturais são exploradas desde a década de 1980, é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade. O translado entre a praia de Tambaú e Picãozinho dura 15 minutos. O apelido da barreira de recifes foi dado por pescadores locais. Eles viam um pequeno pico de pedra no mar que formava piscinas naturais e resolveram batizá-lo de Picãozinho.
A água é mais clara durante a estação seca, mas é possível mergulhar durante maior parte do ano. O passeio pode ser adquirido com as empresas turísticas, ou diretamente com a Apetep (Associação dos Proprietários de Embarcações Turísticas da Paraíba), que possui um quiosque na praia de Tambaú.
Os peixinhos coloridos são a grande atração de Picãozinho. Eles se aglomeram a sua volta em cardumes, em um ambiente tranquilo, com muito ar puro e muita beleza natural, água morna e transparente, formando uma imagem inesquecível.
As principais proibições do local são: Não pisar nos recifes e não alimentar os peixes, em virtude dos prejuízos ao meio ambiente provocado por tal atividade. As limitações foram definidas para preservar a fauna do local e os corais, que estavam sendo destruídos devido ao grande número de visitantes.
Apesar das regras, é possível ver os peixinhos por todos os lados e fotografá-los. No passeio, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar entre as piscinas naturais de águas cristalinas, formadas por arrecifes, e observar os cardumes. É indicado para quem sabe nadar ou para quem se dispõe a usar instrumentos de flutuação. O passeio é feito exclusivamente na maré baixa, pois apenas nesse momento as piscinas são formadas, e tem duração de cerca de três horas.
Fontes:
http://guia.melhoresdestinos.com.br/picaozinho-109-2234-l.html