Município: João Pessoa – PB
Situado na parte baixa do Bairro do Varadouro, o Porto do Capim representa a localidade mais antiga da cidade, portanto, a única centralidade até a década de 1960, quando se iniciou o processo de expansão da cidade.
Criado em águas fluviais para escoar a produção local, principalmente o açúcar de exportação. Ao seu redor, estabeleceu-se a importante região comercial do Varadouro, onde foram construídos armazéns e a Alfândega.
A partir de meados do século XIX, chegaram às primeiras estradas de ferro, e a antiga Estação Ferroviária foi instalada no local. No início do século XX, a ferrovia se expandiu em sentido norte até o porto da cidade de Cabedelo, desativando o Porto do Capim e interferindo na integração entre o rio e a cidade.
A paisagem urbana do Porto do Capim revela muitos contrastes. Alguns monumentos históricos resistem precariamente à ação do tempo. Os elementos da paisagem natural, o rio e o mangue, que formam uma moldura para a paisagem de fundo, um belo cenário onde interagem vários atores do cotidiano urbano: os vendedores, o vai-e-vem dos moradores e das pessoas que trabalham no local, o tráfego de veículos de todos os portes e também o fluxo de pessoas que diariamente vêm das cidades vizinhas e retornam no fim do dia, nos trens que se integram à paisagem.
Fontes:
Iphan/Arquivo Noronha Santos, Inventário Nacional de Bens Imóveis/Sítios Urbanos Tombados – Manual de Preenchimento – Volume 82 (Iphan/Edições do Senado Federal)
http://radioportodocapim.com.br/porto-do-capim-a-espera-de-obras-de-revitalizacao/
http://www.geociencias.ufpb.br/posgrad/dissertacoes/vera_araujo.pdf