Localização: Litoral Sul – Conde (PB)
Distancia de João Pessoa: 39 Km
Via de acesso: PB 008
A Praia de Tambaba é conhecida principalmente pela área naturista, sendo a primeira praia do Brasil a permitir o naturismo por lei municipal. A praia é dividida em duas: de um lado, ficam os naturistas; do outro, os que não tiram a roupa.
Considerada como uma das vinte praias mais bonitas do Brasil, classificada paradisíaca. É indicada para quem é adepto do naturismo e busca privacidade. Segundo o pesquisador Leon Clerot, o termo Tambaba vem do Tupi tambá (concha) e mbab (restos, sobras), que portanto, forma restos da concha, tese que é corroborada pelo historiador Coriolando de Medeiros. Já o historiador Horácio de Almeida afirma significar o conteúdo da concha (marisco).
O naturismo em Tambaba é gerido pela Sociedade Naturista de Tambaba (SONATA), e a Associação Tambaba Nua, que tem a incumbência de organizar uma série de normas de conduta ética, como meio de garantir um padrão de comportamento na praia. Tais regras incluem proibição de filmagens ou fotografia, sem autorização, a obrigação de nudez total para aceder ao local, à proibição total de qualquer comportamento ou práticas sexuais, assim como a interdição do uso de drogas. Todos esses itens são relacionados ao Código de Ética Naturista.
Tambaba foi a área naturista escolhida para sediar o 31º Congresso Internacional de Naturismoda INF-FNI (Federação Internacional de Naturismo), na época o naturismo na praia era gerido pela SONATA, o evento ocorreu em 2008. Com isso, Tambaba entrou para a História do Naturismo Mundial, já que é a primeira área Naturista do Hemisfério Sul, e primeira área Naturista da América Latina a sediar um evento desse porte.
Atualmente a praia em si, é gerida pela Prefeitura Municipal de Conde, com o apoio das associações naturistas atuantes na localidade.
Fontes:
http://www.tambaba.com.br/