Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros
Coordenador (a): Marcos Barros de Medeiros
Coordenador(a) Adjunto (a): Izabelita Cirne Beltrão
O projeto “Práticas integrativas educacionais: Manipulação de plantas medicinais e aromáticas e homeopatia na agricultura” tem como propósito a promoção de práticas integrativas educacionais voltadas ao uso racional de plantas medicinais, aromáticas e da homeopatia na agricultura, por meio da formação de estudantes do Curso Técnico em Agroecologia. A iniciativa será desenvolvida em parceria com a Escola Cidadã Integral e Técnica Alfredo Pessoa de Lima, envolvendo diretamente os alunos sob a orientação dos professores André Carlos Raimundo da Silva e Aécio Melo de Lima. A proposta articula saberes científicos e tradicionais com foco na valorização das “Farmácias Vivas”, práticas sustentáveis e terapêuticas aplicadas à agroecologia.
O principal objetivo da ação é capacitar os estudantes para atuarem no cultivo, manipulação e aplicação de plantas medicinais, bem como na utilização da homeopatia na agricultura. Busca-se, também, promover o resgate de saberes tradicionais, fortalecer a relação entre saúde e agroecologia, e inserir os estudantes em ações de pesquisa e extensão como multiplicadores de conhecimento em suas comunidades.
A metodologia adotada contempla uma seleção de 30 estudantes do curso técnico, que participarão de uma série de visitas técnicas e oficinas práticas em quintais com “Farmácias Vivas”. Nessas atividades, serão abordados temas como etnobotânica, identificação e cultivo sustentável de plantas medicinais, processamento e manipulação de fitoterápicos, aplicações terapêuticas, aromaterapia, montagem de herbários e uso da homeopatia no controle de pragas e doenças. A infraestrutura da Clínica Fitossanitária do CCHSA e da própria escola será utilizada como suporte para o desenvolvimento das ações. Também está prevista a elaboração de cartilhas e materiais digitais educativos, além de uma oficina final de avaliação e produção de relatórios técnicos e acadêmicos.
Como resultados esperados, o projeto pretende capacitar 30 estudantes em práticas integrativas agroecológicas, georreferenciar dez quintais-modelo com “Farmácias Vivas”, produzir materiais educativos multimídia e impressos, e promover exposições públicas para socialização dos conhecimentos adquiridos. Espera-se ainda contribuir significativamente para a melhoria da saúde e do bem-estar das comunidades envolvidas, por meio da valorização de práticas sustentáveis e do fortalecimento da educação técnica de base comunitária.
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