Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros
Unidade Proponente: PROEX – COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO CULTURAL (COEX) / UFPB
Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX Nº 04/2024 FLUXO CONTÍNUO DE EXTENSÃO – FLUEX 2024/2025)
Coordenador (a): Alexandre Santos Arantes de Souza
O Programa de Desenvolvimento do Campo Museal da UFPB, coordenado pela Coordenação de Extensão Cultural (COEX) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), visa articular e integrar ações estratégicas voltadas para o aprimoramento dos museus universitários. A proposta busca contribuir para o tratamento técnico de acervos museológicos, o planejamento institucional dos setores museais e a gestão do Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Além disso, o programa promove eventos, circuitos e outras ações para dar visibilidade e impulsionar o trabalho dos museus universitários, envolvendo tanto a comunidade acadêmica quanto a externa.
A metodologia adotada se baseia em uma gestão colaborativa, com reuniões integradoras e planejamento conjunto entre as equipes técnicas e discentes. Acompanhando o desenvolvimento dos projetos, a gestão busca garantir o sucesso das ações por meio de reuniões periódicas, relatórios de progresso e decisões estratégicas. No que diz respeito à gestão de eventos, a metodologia é estruturada em três etapas: pré-produção, que inclui organização, divulgação e inscrições; produção, com a realização efetiva dos eventos; e pós-produção, focada em relatórios de avaliação, emissão de certificados e divulgação dos resultados. Esse modelo permite que todas as etapas do programa sejam monitoradas de maneira contínua e colaborativa.
O objetivo principal do Promus é fortalecer o relacionamento institucional da UFPB com o Ibram, assegurando a implementação bem-sucedida do Acordo de Cooperação Técnica. Além disso, busca articular e integrar as diversas ações no campo museal, promovendo uma gestão eficiente e colaborativa dos projetos e oferecendo oportunidades para a comunidade acadêmica e externa se engajarem com as ações museais. Essa articulação amplia o alcance das atividades e fortalece a presença e o impacto dos museus universitários na sociedade.
Os resultados esperados com a execução do Programa incluem o sucesso na implementação do Acordo de Cooperação Técnica com o Ibram, o pleno desenvolvimento dos projetos e o alcance das metas estabelecidas, além de uma ampla participação da comunidade acadêmica e externa nas atividades ofertadas. A partir disso, espera-se consolidar os museus universitários da UFPB como espaços de referência, promovendo o acesso à cultura e ao conhecimento por meio das ações museais desenvolvidas.
Fonte: