Criação: 2011
Municípios: Monteiro, Prata, Congo, São Sebastião do Umbuzeiro, Caraúbas, Coxixola e Sumé
Redes Sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/rotacariricultural
Facebook: https://www.facebook.com/Rota-Cariri-Cultural-551399625012646
Contato: (83) 99911-7312
E-mail: contato@rotacariricultural.com.br
Na região do Cariri Paraibano, próxima a divisa com o Rio Grande do Norte, uma extensa área de terras secas e vegetação esbranquiçada, sobreposta por pedras gigantescas, lajedos imensos e um sol castigante. A novidade é que está virando produto turístico. Não lhe faltam farta gastronomia, diversidade de meio ambiente e hospitalidade. O roteiro ecoturístico já tem até nome: Rota Cariri Cultural – “ Entre Pedras e Veredas “ .
A experiência tem início na pousada Paraíso da Serra, localizada a poucos quilômetros da cidade do Congo e construída estrategicamente no topo de uma montanha. O ambiente é acolhedor, bem arejado e integrado à natureza. São oferecidos três roteiros: Serra da Engabelada, Santa Catarina e Pedra do Peru. A orientação é sair da pousada logo no início da manhã para fazer trilhas, quando o sol ainda não é tão intenso.
A comunidade do algodão é uma visita interessante. Nesse pequeno povoado as mulheres apresentam um coco de roda do período dos quilombolas. É uma experiência única; as mulheres cantam e dançam, na sequência do roteiro vem a Pedra do Caboclo. Na verdade é uma sobreposição de rochas enormes que formam pequenas cavernas.
Ainda é possível conhecer trilhas únicas, conversar e ver de perto personagens contadores de histórias da região, além de degustar os pratos típicos do Cariri. Esses são os principais ingredientes da Rota Cariri Cultural.
Na comunidade do assentamento Santa Catarina, o destaque é a Pedra da Lua, em forma de concha, que também possui inscrições rupestres, o que chama bastante a atenção dos visitantes. Saindo da comunidade, o roteiro prevê uma visita ao memorial de Zabé da Loca. O complexo inclui um restaurante, o memorial que guarda pertences pessoais de Zabé e uma visita ao local onde ela viveu por várias décadas com a sua família.
As visitações no assentamento incluem uma caminhada de 20 minutos até a Pedra dos Índios , mesmo com a subida bastante íngreme, vale o sacrifício. O visual é único, para ver um belíssimo pôr-do-sol inesquecível e místico. De acordo com os guias da Rota Cariri Cultural, a pedra fica localizada a oito quilômetros da cidade de Monteiro. O local é bastante conhecido pelos praticantes de papel, escalada e trilhas ecológicas.
Com a ampliação da rota, que já contava com a participação dos municípios de Monteiro, Prata, Congo, São João do Tigre e Camalaú. Passou a contar a partir de 2020 com o roteiro de quatro novas cidades: São Sebastião do Umbuzeiro, Caraúbas, Coxixola e Sumé.
Jonas do Nascimento
Fonte: