Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento: 16 de janeiro de 1965
Atividades artístico-culturais: Cantor e compositor
Atividades exercício-profissionais: Servidor Público (Universidade Federal da Paraíba)
Contato/Redes sociais:
https://beacons.page/pscarvalho/
Formação: Graduado em Engenharia Civil e Computação; Mestre em Engenharia Urbana e Doutor em Engenharia Mecânica
Paulo Sergio Oliveira de Carvalho, de nome artístico PS Carvalho, nasceu em João Pessoa-PB, em 16 de janeiro de 1965, onde reside desde então. É filho de Wallace Mendes de Carvalho e Maria da Conceição Oliveira Mendes de Carvalho, pai pernambucano e mãe paraibana, Professor Universitário e Procuradora Federal, ambos funcionários aposentados da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Seguindo o caminho, PS se tornou servidor da UFPB, onde está há mais de 35 anos.
De família de classe média, sempre estudou em escolas particulares e teve acesso a música, cinema e teatro. A vida artística veio por acaso, “sempre gostei de música, mas nunca pensei em ser artista. Em 2017, fiz uma marchinha de carnaval (A marchinha de Carnaval Atitude Radical), inspirado nos meus alunos presenciais de engenharia, resolvi produzir a trilha de forma profissional, ocasião em que conheci o meu Produtor Musical Janison Carvalho, que está comigo até hoje. Após essa experiência, fui compondo e produzindo outras músicas. Em setembro de 2017, lancei em todas as plataformas de streaming o meu primeiro álbum Homo Sapiens, com 8 canções. Após essa experiência exitosa, não parei mais, a mais recente que lancei é a música de número 45”, relembrou PS.
“Do Brasil gosto da MPB e do rock”, disse o artista que cita como inspirações nomes como Zé Ramalho, Chico César, Herbert Viana, Cazuza, Barão Vermelho, Alceu Valença. Internacional: The Beatles, Guns N’Roses, Nirvana, Oasis, Cold Play, Pink Floyd.
“2021, foi um marco na minha carreira, fiz parcerias importantes com a banda Guarda Chuvas, da cidade de Santa Maria-RS, com a Paulista Carolina Frozza, com o Campinense Fabiano Guimarães e com a dupla Old Jules & Dani Bee de Porto Alegre-RS. Também comecei a produzir e editar os meus videoclipes, isso tem me dado um melhor domínio nas decisões dos meus próximos passos. Outro ponto de destaque, está sendo o apoio da mídia que está me dando espaços importantes na divulgação (jornais, rádios, blogs e TVs) ”, declarou PS.
Como trabalhos marcantes, cita as parcerias com outros artistas e ter participado do Segundo Fest Online do Lagoa Rock no RJ, com apresentação do Fernando Magalhães, guitarrista do Barão Vermelho. Além da criação e apresentação do programa de rádio Ressonância Musical, pela Rádio Porto Dourado e o podcast semanal Curiosidades Musicais e Tecnologias, com base no Spotify.
Lançou sete canções em 2021. As duas mais recentes foram: Jampa (04 de agosto) e Conduta Kamikaze (29 de agosto). Atualmente com 45 canções, o artista pretende fechar 50 canções publicadas até o final de 2021. Já imunizado contra a covid-19, PS pretende voltar a fazer apresentações presenciais a partir da segunda quinzena de setembro.
Como um dos momentos mais marcantes de sua carreira, ele cita ter sido entrevistado por Fernando Magalhães da Banda Barão Vermelho, em 2021.
Fonte:
Entrevista com PS Carvalho feita por Israela Ramos