Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros
Edição: 2024
Categoria: Curso
Unidade Proponente: CE – DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO/ UFPB
Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX Nº 04/2024 FLUXO CONTÍNUO DE EXTENSÃO – FLUEX 2024/2025)
Coordenador (a): Carita Portilho de Lima
Coordenador (a) Adjunto (a): Denise Pereira dos Santos
“Psicologia Histórico-Cultural: estudo sobre o desenvolvimento atípico e educação escolar” é uma ação de extensão que tem como objetivo estudar a Psicologia Histórico-Cultural, a partir de seus fundamentos filosófico/metodológicos e contexto histórico-social. A proposta busca elucidar as contribuições desta teoria para a formação e prática docentes e para a construção de uma atividade pedagógica que promova a aprendizagem e o desenvolvimento humanos, especialmente no que se refere ao desenvolvimento atípico. Para isso, serão realizados quatro encontros híbridos para discussões coletivas de textos, complementados por momentos assíncronos destinados ao estudo individual e sínteses dos materiais abordados.
Os objetivos do curso incluem, de forma geral, compreender os aportes da Psicologia Histórico-Cultural para o desenvolvimento humano e sua relação com a educação escolar. Entre os objetivos específicos, estão a análise das bases filosóficas e metodológicas da obra de Vygotsky e colaboradores, além da compreensão dos princípios gerais do desenvolvimento psíquico humano. Além disso, o objetivo é incentivar o debate sobre a relação entre educação e desenvolvimento, bem como a formação de licenciados, professores e outros profissionais da educação, incentivando a reflexão crítica sobre a organização do trabalho escolar.
A metodologia proposta combina atividades híbridas, devido à participação de membros de outras cidades e estados. Os encontros contarão com apresentações realizadas pelos próprios participantes, que serão organizados em duplas responsáveis por sintetizar os textos e orientar os debates. Questões norteadoras serão disponibilizadas para guiar o estudo e aprofundar as discussões em grupo. A partir disso, os aspectos essenciais dos textos serão discutidos e aprofundados por meio da condução das docentes, em colaboração com toda(o)s a(o)s participantes. A divulgação do curso será feita de forma digital, por meio das redes sociais, e presencialmente, nos murais da UFPB, com apoio da assessoria de extensão do Centro de Educação (CE) e outros instrumentos de comunicação da universidade.
Como resultados esperados, almeja-se que os participantes desenvolvam uma maior compreensão da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento psíquico humano em sua expressão atípica, considerando-se sua base filosófica e teórico-metodológica, e que seja possível vislumbrar as contribuições desta concepção para a organização do trabalho escolar. Além disso, espera-se que os participantes consigam analisar criticamente os fundamentos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e vislumbrar suas contribuições práticas para a organização de uma educação escolar mais inclusiva. O curso busca fortalecer vínculos entre professores em formação, docentes da rede pública e profissionais de psicologia atuantes em contextos educacionais, reafirmando o compromisso da UFPB com a formação teórico-científica e o desenvolvimento social da comunidade em que está inserida.
Fonte: