Município: Arara – PB
Fundação: 12 de maio de 2007
A Quadrilha São João na Roça começou como uma simples brincadeira, pelo interesse de duas garotas: Maria Aparecida (Cidinha) e Maria do Livramento (Menta).
Inicialmente, elas sentiram a necessidade de criar uma quadrilha junina com apenas quatro integrantes. Mas com o passar do tempo, o grupo evoluiu, passando a ser composto por 24 pessoas.
Sua primeira apresentação aconteceu no ano de 2007, no Sítio Uruçu, em Arara, onde usaram figurinos no estilo tradicional. Em 2008, segundo os próprios componentes, o grupo evoluiu, estilizando músicas e permanecendo com o estilo tradicional de dança. No mesmo ano, se apresentaram em diversas cidades, incluindo um Festival Junino em Logradouro (PB).
Em 2009, voltaram ao festival e ficaram em 14° lugar dentre as 25 quadrilhas concorrentes. Nessa ocasião, trouxeram um estilo totalmente estilizado. Em 2014, participou de um festival em Itapororoca (PB), no qual foi eleita a terceira melhor quadrilha, dentre as quatorze participantes. Essa conquista foi recebida com muito orgulho, pois mesmo com desfalques na equipe, ela conseguiu contornar os problemas e continuar brilhando com determinação e animação.
Na 14ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas da Paraíba, ocorrido na cidade de Duas Estradas, a São João na Roça homenageou o artesão Mestre Vitalino, de Caruaru (PE).
A quadrilha se tornou tradição na cidade de Arara e vem a cada ano melhorando seu desempenho. Durante o período junino, com garra e determinação, ela leva o nome da cidade para todo Nordeste.
Fontes:
http://saojoaoquadrilha.blogspot.com.br
http://www.ararafm.com.br/2014/06/quadrilha-junina-de-arara-sao-joao-na.html
http://politicaeeventosararapb.blogspot.com.br/2014/06/quadrilha-junina-de-arara-sao-joao-na.html