Município: João Pessoa-PB
Ano de fundação: 1989
Membros: Xisto Medeiros, Ronedilk Dantas, Caio Freire, Yerko Tabilo e Nilson Galvão Júnior.
Desde a fundação, sob o nome ‘Quinteto Ravel’. A união entre as tradições da música de câmara e regional transformou o quinteto em uma família ou, como prefere Xisto Medeiros, evitando o lugar-comum, em uma Academia Musical. “Nós passamos por vários ciclos que, internamente, eu batizei como Academia Quinteto da Paraíba”, afirma o contrabaixista. “A triangulação que Yerko, Ronedilk e eu criamos, nestes mais de 20 anos tocando juntos, permitiu que vários jovens talentos da música passassem pela nossa formação”.
O Quinteto da Paraíba surgiu com a proposta de divulgar a obra de compositores de todo o Brasil, mas é no Nordeste brasileiro que encontra sua mais pura inspiração. Embaixador desta rica vertente musical, o grupo que é considerado o responsável pelo resgate do Movimento Armorial, conquistou méritos da crítica especializada nacional e internacional.
A conceituada revista “The Strad”, de Londres, enalteceu os valores do Quinteto da Paraíba em matéria especial, assim como as revistas “Gramophone”, “Classic FM Magazine”, “Repertoire” e “Diápason”.
No Brasil, o Quinteto se tornou conhecido do grande público pela sua participação na trilha sonora do filme “Central do Brasil” e constantes aparições nas TVs Cultura, Educativa, Senac, Senado e Globo, assim como pela sua participação nos mais importantes festivais de música do país.
Fontes:
http://quadradadoscanturis.blogspot.com.br/2015/02/quinteto-da-paraiba-discografia.html
http://paraibaja.com.br/quinteto-da-paraiba-completa-25-anos-com-apresentacao-gratuita/