Naturalidade: Correntes – PE / Radicado: Campina Grande – PB
Nascimento: 30 de março de 1992
Atividades artístico-culturais: poeta, cordelista, declamador
Contato: (87) 9 81277543 / E-mail: ramonsalescalisto@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/ramon.sales.71868?mibextid=ZbWKwL
Instagram: https://www.instagram.com/ramonsalles30/
Ramon Sales Calisto reside atualmente em Campina Grande – PB, mas é natural da cidade de Correntes – PE. Filho de agricultores é casado e pai de um menino e uma menina. Atua há quase 9 anos como poeta, tem mais de duzentos cordéis escritos e em média cem publicados nas suas redes sociais e entre outros perfis e páginas. “Eu sou um admirador nato, amante da arte e da cultura popular brasileira”.
Aos 9 anos de idade ingressou no seu primeiro grupo cultural, Quadrilha Dancê dos Cangaceiros e desde então teve o privilégio de atuar em outras quadrilhas estilizadas, Grupo de Maracatu Nação Estrela Nascente, Grupo de dança Companhia das Artes e o Grupo de Teatro Leva Arte.
Se tornou cantor e participou de quatro grupos musicais, chegou ao cordel através de um projeto de literatura intitulado “A Literatura Brasileira em Rimas e Versos do Cordel Nordestino” na Escola Professora Clarisse Godoy na cidade de Correntes – PE no ano de 2014. Foi campeão três anos consecutivos no projeto, que por sua vez homenagearam dois Paraibanos, o poeta Jessier Quirino e o escritor Ariano Suassuna. Atualmente continua participando, já foi convidado para ser jurado e professor para repassar seu conhecimento para os alunos durante a construção do projeto.
Em 2015 ele fez uma oficina de cordel com o poeta, hoje seu amigo e mestre, Sandoval Ferreira da cidade de Garanhuns – PE. “O que era uma paixão começa a se tornar profissão, surgiram os primeiros pedidos de poesias dentre os mais diversos, já fiz para casamentos, aniversários, chá revelação, biografias, homenagens, entre outros”, relata Ramon.
Dentre tantas influências que teve ao longo da sua construção enquanto poeta, ele destaca três grandes personalidades que fazem parte do seu repertório diário: Chico Pedrosa, Jessier Quirino e Lirinha (Cordel do Fogo Encantado). Foi reconhecido, em 2021, enquanto poeta pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desporto da cidade de Correntes – PE, começou atuar através da mesma em todos os momentos festivos e comemorativos dentro do município.
Em 2022 participou de Feiras Literárias, dentre as quais destaca a FELIVRE na cidade de Pesqueira – PE. Atuou nas Escolas Municipais e Estaduais de Correntes, com apresentações e oficinas, para público desde o infantil na Creche Municipal até a terceira idade na Escola Jandira Pedrosa. Também foi convidado para realizar a abertura oficial do São João 2022 de Correntes, mais um marco em sua carreira.
No mês de Agosto teve a honra de participar de uma Sessão Solene na Câmara Municipal das Correntes -PE tendo o reconhecimento como ilustre cidadão contribuinte da Cultura Municipal enquanto Poeta Cordelista. Em Outubro se mudou para Campina Grande “visando a formação acadêmica em Jornalismo e em paralelo um crescimento enquanto poeta, absorvendo toda a rica Cultura Paraibana e tendo a oportunidade de apreciar e aprender de perto com os mestres locais”.
Em Dezembro entrou para a ACVPB (Academia de Cordel do Vale do Paraíba) e participou dos últimos eventos através da academia.
Eventos & Participações
- Inauguração do Centro de distribuição da Alpargatas (2023)
- Projeto Cordel no Museu, Museu de Arte Popular da Paraíba, Campina Grande – PB (2022)
- Sarau Poemas e Cantos, Centro Cultural Ariano Suassuna, João Pessoa – PB (2022)
- Sessão solene na Câmara Municipal em comemoração aos 139 anos de emancipação política de Correntes (2022)
- Abertura do São João de Correntes – (2022)
- “Felivre”, Feira Literária, Pesqueira – PE (2022)
- Live Projeto em comemoração do mês da mulher através da coordenadoria da mulher Correntina (2022)
- Projeto São João itinerante em vivência do ciclo junino (2021)
- Projeto Estante Mágica, Escola Profª Jandira Pedrosa (2019)
- Projeto Causos e Poesia, Festa de Nossa Senhora da Conceição, Correntes – PE (2016)
- Projeto Causos e Poesia, Festa de Nossa Senhora da Conceição, Correntes – PE (2015)
Maiara Alves
Fonte: Formulário respondido por Ramon Salles para o Paraíba Criativa