O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 24/07/2017

Raoni Xaxier

Ilustrador, quadrinista e diagramador
Data de publicação: julho 24, 2017

Naturalidade: Santa Rita – PB

Nascimento: 11 de outubro de 1984

Atividades artístico-culturais: ilustrador, quadrinista e diagramador.

E-mail: raonix2@gmail.com

 

Atualmente residente da capital paraibana, Raoni Xavier Lucena formou-se em Educação Artística (atual curso de Artes Visuais) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2010. Na UFPB, organizou o Projeto Calango, que tinha como objetivo criar um ateliê de produção, ensino e pesquisa de quadrinhos e animação acessível para a comunidade acadêmica e à população.

Trabalhou três anos como ilustrador de livros didáticos na Editora Grafset e trabalhou quatro anos como freelancer para empresas locais. Atualmente  trabalha como diagramador e ilustrador de livros didáticos para cursos de educação a distância no Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB). Já ilustrou três livros de literatura infantil, todos pela Editora Paulus, além de ter um projeto paralelo de produção e publicação de quadrinhos independentes junto com seu irmão, Megaron Xavier.

“Desde criança, vivo no mundo da lua, imaginando histórias e rabiscando personagens. Junto com meus irmãos, transformava a casa num palco para ninjas, fantasmas e outros seres fantásticos. Já flertei com diversas áreas do desenho, mas é na ilustração infantil que encontro uma imensa caixa de areia para brincar, do tamanho do Atacama” conta Raoni para a Editora Paulus.

O seu estilo nos livros infantis é uma mistura de grafite com a pintura digital, e isso é possível ser visto nos três livros ilustrados por ele pela Editora Paulus: Ubaldo VI – O Urubu Rei, de Alexandre Azevedo (2014); Ioiô, de Belise Mofeoli (2015); e No Balanço da Mudança, de Alexandre Carvalho (2015).

Como já citado, Raoni mantém um projeto paralelo com seu irmão, também ilustrador, Megaron Xavier, de publicar alguns quadrinhos independentes por meio do pseudônimo Xavierez. Que consistem em histórias de ficção que apresentam uma mistura de cultura pop, raízes regionais e cotidiano.

O primeiro número de Xavierez contém duas histórias curtas: uma sobre um gato e seu novelo de lã e outra que mistura violência urbana e fantasia. No segundo número temos histórias mais longas: O Açude, ambientada no Sertão nordestino, em que um velho se perde de casa e vai parar num antigo açude onde terá um encontro com seu destino; e Super tape, que conta a história de duas irmãs separadas pela correria da vida que veem sua relação se desgastar e cabe a uma super-heroína a tarefa de juntá-las novamente.

Os irmãos Xavierez também lançaram o álbum de quadrinhos intitulado Brebote, que traz duas histórias curtas ambientadas no espaço. Dessa eles se revezaram na criação: Megaron escreveu uma história para Raoni e vice-versa.

Raoni também mantém um blog, apesar de não estar sendo mais atualizado, e um portfólio com seus trabalhos feitos tanto para projetos editoriais quanto para clientes.

 

Fontes:

https://www.facebook.com/raoni.xavier.54/about?lst=100000900218343%3A100001581954681%3A1500657264&section=overview&pnref=about

https://br.linkedin.com/in/raoni-xavier-lucena-6b502923

https://studiomadeinpb.wordpress.com/2011/11/28/studio-made-in-pb-fecha-parceria-com-universidade-federal-da-paraiba-para-2012/

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:6HiNMbsxJgcJ:agostodasletras.tumblr.com/post/146907228533/raoni-xavier-pb+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

https://raonixavier.carbonmade.com/about

https://www.paulus.com.br/portal/releases/em-novo-livro-infantil-alexandre-azevedo-desperta-a-atencao-das-criancas-para-o-universo-de-um-urubu-rei#.WXI-N9Tyvs0

http://marcadefantasia.com/camaradas/xavierez/xavierez-2.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *