Naturalidade: João Pessoa- PB
Surgimento: 2009
Gênero Musical: música instrumental
Facebook: https://www.facebook.com/redbutcheroficial/
O trio rock instrumental Red Butcher surgiu com uma proposta que vem do stoner/doom a outros elementos sonoros como ambientações, efeitos, groove e feeling. Abastados de baixas frequências, afinação aberta e repetições, a banda traz uma atmosfera carregada de saturação e psicodelia para suas apresentações, proporcionando uma experiência concentrada de lisergia.
Sobre o nome da banda, o baixista Bruno Alves, explica como surgiu. “O nome vem de um serial killer russo chamado Andrei Chikatilo. Ele tinha dois apelidos: The red ripper e the Butcher of Rostov. Então nós juntamos os apelidos dele em um só. A relação entre o nome e o som vem da proposta de som pesado e psicodélico, já que Chikatilo era bem violento e paranoico”, detalhou em entrevista ao site Atividade FM.
O trio de rock instrumental é composto por Bruno Alves no contrabaixo, Magno Benevides na bateria e Neto Londres na guitarra. Essa junção se deu de uma forma meio inusitada. Magno era amigo de pré-adolescência/infância de Neto, e nessa época eles passavam as tardes escutando música. Neto aprendendo a tocar guitarra e Magno aprendendo a tocar bateria. Depois de 4 anos sem ter contato, os dois começaram a trocar ideias nas redes sociais e marcaram de ensaiar algumas coisas. Mas ainda era sentida a falta de um baixo, daí surgiu Bruno.
Ao longo de 8 anos de banda, foram diversas apresentações na Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Alguns desses shows com bandas de destaque no cenário musical independente nacional e internacional como: Don Fernando (Austrália), Monster Coyote (RN), Son of a Witch (RN), Desalma (PE), Debate (SP), Maldita (RJ), Ubella Preta (PB), Camarones Orquestra Guitarrística (RN), Eu sei a hiena (SP), Red Boots (RN) entre outros. Além de festivais e circuitos como: Hacienda Festival 2015, Under the Sun ano I e III, Circuito Cultural 2014, Grito Rock Santa Rita 2014, Festival Mundo 2013, Grito Rock João Pessoa 2012, Festa da Música 2011 e Circuito das Praças 2011.
Em abril de 2014, foi lançado o EP homônimo “Red Butcher”, captado pela Mardito Discos, mixado pelo baixista do trio e masterizado por Pepeu Guzman. O trabalho, que traz atmosfera densa e é repleto de groove, delays e feeling, conta com 6 faixa e chamou atenção de vários apreciadores de música instrumental pesada no Brasil e no exterior, sendo reconhecido e divulgado em sites especializados. Atualmente a banda está em processo de pré-produção do novo EP ainda sem título, sem previsão de lançamento.
Para ouvir o EP de Red Butcher é só acessar a página do Soundcloud do trio.
Fontes:
http://tnb.art.br/rede/brunoalves
https://atividadefm.wordpress.com/2012/09/30/entrevista-bruno-alves-e-magno-fontolan-red-butcher/
http://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2014/04/01/red-butcher-ep/