Naturalidade: Nova Floresta-PB
Atividade artístico-cultural: humorista, youtuber e influencer
Facebook: https://www.facebook.com/renandaresenha
Instagram: https://www.instagram.com/renandaresenhaoficial
You Tube: https://www.youtube.com/@RenanDaResenha
O paraibano Renan Andrade de Oliveira, conhecido pelo nome artístico de Renan da Resenha, é natural do município de Nova Floresta. O comediante tem alçado voos cada vez maiores no cenário do humor. Renan ficou bastante conhecido nas redes sociais com seus vídeos hilários, nos quais dá vida a vários personagens, protagonizando situações corriqueiras. Não demorou muito para o sucesso na internet se transformar em shows de stand-up comedy. O que era apenas uma brincadeira se tornou coisa séria. As resenhas começaram via WhatsApp em áudios compartilhados com amigos sobre as “farras do final de semana”. O paraibano percebeu que fazia sucesso quando um de seus áudios chegou às mãos da cantora Solange Almeida. Apostando nas redes sociais, somente na noite em que estreou no Youtube ele conseguiu atrair 1.500 seguidores.
Entre os humoristas que o inspiram está o também paraibano Nairon Barreto, o famoso “Zé Lezin”. Já entre os famosos que curtem o humor feito por Renan está a cantora Cláudia Leitte. A produção começou de forma simples, pelo celular. Renan era o produtor, editor, ator e algumas vezes contava com o apoio da irmã como cinegrafista. Aos 10 anos, Renan perdeu o pai em um acidente de carro. Para garantir a renda da família, a mãe vendia roupas para amigas. Com 15 anos, o humorista começou a vender CDs para seus colegas na escola. Posteriormente, ele passou a vender rapadura de Picuí nas feiras de João Pessoa. Comemorou ao conseguir vender 20 caixas de uma única vez, ele ainda trabalhou como vendedor de feijão, veículos e foi assessor parlamentar. Renan já acumula mais de 500 mil inscritos e 2 milhões de seguidores no Instagram.
Como humorista, Renan da Resenha já fez participações em programas como “O Conversa com Bial” da Rede Globo e do “Danilo Gentili” do SBT. Em 2022, recebeu convite do PSB (Partido Socialista Brasileiro) para disputar uma vaga na Câmara Federal. O humorista foi entrevistado pelo jornalista Heron Cid, no programa “Frente a Frente”, da TV Arapuan, onde revelou bastidores das suas “resenhas” e o preconceito que sofreu por ser nordestino. Durante a entrevista ele revelou que pretendia seguir os passos do seu ídolo, Nairon Barreto, e fazer humor pelos próximos 30 anos.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes: