O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 14/12/2016

Renata Arruda

Cantora, compositora e poetisa. A artista paraibana é elogiada pela crítica especializada em todo o país por sua versatilidade musical e voz marcante.
Data de publicação: dezembro 14, 2016

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 23 de dezembro de 1967

Atividades artístico-culturais: Cantora, compositora e poetisa.

Instagram: @renataarrudaoficial

E-mail: show.rearruda@gmail.com

Site: http://www.renataarruda.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/renataarrudaoficial/

Renata Souto Maior Arruda começou sua trajetória musical no ano de 1984, quando ainda cantava no Coral Universitário da Paraíba. A carreira profissional veio em 1986, quando se mudou para Brasília, onde se apresentou com Altamiro Carrilho e Elizeth Cardoso. Na ocasião, o talento da jovem foi muito elogiado pela intérprete, que afirmou vê-la cantar com o corpo e a alma.

Entre os anos de 1989 e 1990, Renata Arruda, como é mais conhecida, se consagrou como a Cantora Revelação de Brasília. Desde então, não saiu mais dos palcos, participando de vários festivais e programações culturais da capital brasileira.

No ano de 1991, mudou-se para o estado do Rio de Janeiro. Em 1993, gravou seu CD de estreia, “Traficante de Ilusões”, lançado pela gravadora Warner, e que logo emplacou grandes sucessos. A faixa “Sangue Latino” fez parte da trilha sonora da novela Fera Ferida, da Rede Globo, e a canção “Só de Sacanagem”, esteve presente no seriado Confissão de Adolescentes. O disco contou ainda com as participações especiais de grandes cantores como Ney Matogrosso e Alceu Valença.

Em 1996, veio o CD Renata Arruda, produzido pela MZA Music. Com ele, a cantora paraibana emplacou as canções “Templo”, escrita por Chico César, que fez parte da trilha musical da novela Vira-Lata, da Rede Globo, e a faixa “Canudinho”, que foi escolhida como tema de uma propaganda da marca Guaraná Antarctica.

No ano de 1997, participou do Projeto Som Brasil Especial Elis Regina, da Rede Globo, onde interpretou a famosa canção “Como os Nossos Pais”, e ganhou destaque na imprensa nacional pela belíssima apresentação.

Seu terceiro disco veio no ano de 1999. “Um do Outro”, lançado pela BMG, teve canções que viraram grandes sucessos, como as faixas “É Ouro Pra Mim”, escrita por Peninha, e que integrou a trilha sonora da novela Andando nas Nuvens, exibida pela Rede Globo.

Em 2002, a artista se apresentou na abertura do 6° Festival de Filmes Brasileiros, na cidade de Miami, nos Estados Unidos. No ano seguinte, lançou o CD “Por Elas e Por Outras”, feito em homenagem a grandes compositoras do Brasil. Em 2004, gravou a música “Dublê de Corpo”, composição do cantor Leoni, para a novela Metamorfose da Rede Record.

No ano de 2005, lançou o CD e DVD acústico “Pegada”, produzido pela própria cantora. O trabalho, que foi inteiro gravado em estúdio, trouxe um repertório diversificado, contando com baladas, xotes de Luiz Gonzaga e as canções inéditas “Libera”, “Zé Muamba” e “Soberano Desprezo”.

Em 2008, Renata Arruda lançou mais um trabalho de sucesso e qualidade musical, o CD “Deixa”, que foi seu primeiro disco inteiramente autoral. Nele, a paraibana viajou por diversos estilos, indo do pop à música romântica. Algumas das composições foram escritas em parceria com artistas como Nando Cordel, Chico César, Zélia Duncan, Ana Terra, Maria Carmem Barbosa e Bebeto Alves.

Ainda em 2008, a cantora recebeu a Medalha Augusto dos Anjos, entregue pela Assembleia Legislativa da Paraíba. A honraria foi dada por seu trabalho de levar e enaltecer o nome do estado por todo o Brasil. Na ocasião, Renata interpretou “Porta do Sol”, canção que ficou famosa na voz dela e é considerada o hino informal paraibano.

O escritor e jornalista Bráulio Tavares resumiu bem a essência artística da paraibana. “Como compositora, trabalha canções cujo romantismo explícito é contrabalançado pelo vigor e pelo tom impositivo de interpretação. Renata Arruda pertence à família poética das cantoras que, com ou sem banda, põe o violão ou a guitarra ao pescoço, vão ao microfone e mandam um recado sem experimentar qualquer desconforto”, elogiou.

No ano de 2011, a cantora mostrou mais uma vez sua versatilidade musical, ao gravar um CD de samba, com clássicos e músicas inéditas. Na mesma época, Renata ganhou os prêmios de Melhor Música, com “Xâmego do Pavio” e Melhor Intérprete no Forró Fest, uma das mais importantes premiações do estado.

Em 2014, gravou o CD e DVD “Marcas e Sinais”, em comemoração aos seus 20 anos de carreira. No ano seguinte, o disco foi apresentado num show realizado na cidade de João Pessoa. No repertório, além das composições autorais, interpretou sucessos de artistas como Lenine, Peninha e Sandra de Sá.

Renata Arruda revelou também seu lado escritora, ao lançar no ano de 2016 o seu primeiro livro, intitulado “Nua”. Nele, reuniu algumas de suas poesias que falam do mundo amoroso e erótico, com uma linguagem repleta de sensualidade e ousadia. O trabalho foi apresentado na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa.

A artista paraibana é sucesso também como compositora, com diversas músicas gravadas por artistas como Ney Matogrosso, Sandra de Sá e Xuxa, além de ter participado de importantes CDs da música brasileira, como “Jovem Pan Rádio Hits”, “O Melhor do Forró”, “Rio 2004”, “Solar-Elba Ramalho”, “Herivelto Martins”, “Jackson do Pandeiro”, “Songbook Dorival Caymmi” e “Songbook Vinícius de Moraes”. Renata Arruda vem construindo sua trajetória como uma cantora versátil, que amadureceu e atingiu um público diversificado. Seu estilo musical e voz marcante são elogiados pela crítica especializada em todo o país.

Em março de 2019, no Peixe Boi Estúdio, em João Pessoa, Renata grava o 9° CD, “Nordeste in natura”, que apresenta 12 canções em parceria com Paola Torres. O projeto retrata os diversos ritmos nordestinos como ciranda, coco, maracatu e forró. Em abril do mesmo ano a cantora grava, na Casa da Pólvora, o DVD “Nordeste in natura”, que conta com algumas participações especiais como Meire Lima e Vó Mera.

Fontes:

http://www.rafaelsan.com/renata-arruda-comemora-20-anos-de-carreira-musical-com-dvd/

http://www.renataarruda.com.br/biografia.htm

http://www.renataarruda.com.br/

http://www.letras.com.br/#!biografia/renata-arruda

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Areas_de_Atuacao/Cultura/Espaco_BNDES/Quintas_no_BNDES/2015/20150205_renata_arruda.html

https://paraibaonline.net.br/cantora-renata-arruda-lanca-primeiro-livro-em-joao-pessoa/

http://www.al.pb.gov.br/2346/renata-arruda-recebe-medalha-augusto-dos-anjos.html

http://saobentoparaiba.blogspot.com.br/2012/06/musica-de-joao-andre-e-escolhida-entre-html?m=1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *